15 Ideias de Atividades (BNCC) de espanhol para o ensino médio

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando vocabulário em espanhol. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver um jogo de tabuleiro ou um jogo digital, onde devem incluir palavras e expressões que aprenderam nas aulas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a ampliação do vocabulário em língua espanhola.

2. Debate sobre Cultura Hispânica

Promover um debate em sala de aula sobre aspectos culturais dos países hispanofalantes. Os alunos podem se dividir em grupos e pesquisar temas como tradições, gastronomia e festividades. Essa atividade estimula a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a compreensão e o respeito pela diversidade cultural.

3. Criação de Diálogos

Os alunos devem criar diálogos em espanhol que retratem situações do cotidiano, como ir ao mercado ou fazer uma viagem. Essa atividade pode ser feita em pares e deve ser apresentada em sala. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a prática da produção oral em língua espanhola.

4. Análise de Músicas

Escolher uma música em espanhol e analisar suas letras em sala de aula. Os alunos podem discutir o tema da canção, o vocabulário utilizado e o contexto cultural. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP04, que promove a interpretação de diferentes gêneros textuais.

5. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos em espanhol sobre um tema de interesse, como meio ambiente ou tecnologia. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de textos multimídia.

6. Leitura de Contos

Selecionar contos ou fábulas em espanhol para leitura em sala. Após a leitura, os alunos podem discutir a moral da história e os personagens. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a leitura e interpretação de textos literários.

7. Entrevistas com Falantes Nativos

Organizar entrevistas com falantes nativos de espanhol, seja presencialmente ou virtualmente. Os alunos podem preparar perguntas e praticar a conversação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que promove a interação oral em língua estrangeira.

8. Criação de Blog em Espanhol

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre temas variados em espanhol, como viagens ou hobbies. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

9. Jogos de Role-Playing

Desenvolver atividades de role-playing onde os alunos assumem papéis e encenam situações em espanhol. Isso pode incluir situações como pedir comida em um restaurante ou fazer compras. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP09, que incentiva a prática da língua em contextos reais.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas relevantes da cultura hispânica, utilizando o espanhol para descrever imagens e informações. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a produção de textos informativos e a utilização de recursos visuais.