15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre dança no ensino médio

1. Dança e Cultura: Pesquisa e Apresentação

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre diferentes estilos de dança ao redor do mundo, explorando suas origens, significados e contextos culturais. Em seguida, cada grupo apresentará suas descobertas em sala de aula, utilizando recursos visuais e performáticos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR03, que propõe a apreciação e a análise de diferentes manifestações artísticas.

2. Criação de Coreografias Temáticas

Os estudantes serão desafiados a criar uma coreografia que represente um tema específico, como meio ambiente ou direitos humanos. A atividade deve incluir a elaboração de uma narrativa que guie a dança. Essa proposta atende à habilidade EF15AR04, que envolve a criação e a interpretação de danças.

3. Estudo de Danças Folclóricas Brasileiras

Os alunos devem pesquisar e aprender sobre danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, como o frevo, o maracatu e a quadrilha. Após o aprendizado, cada grupo apresentará uma dança em sala, promovendo a valorização da cultura nacional. Esta atividade se relaciona com a habilidade EF15AR05, que enfatiza a diversidade cultural brasileira.

4. Análise de Performances de Dança

Os alunos assistirão a vídeos de performances de dança e, em seguida, deverão analisar os elementos técnicos e expressivos utilizados pelos dançarinos. Essa atividade estimula o olhar crítico e a apreciação estética, alinhando-se à habilidade EF15AR06, que propõe a análise de obras artísticas.

5. Dança e Música: Criação de um Clip

Nesta atividade, os alunos deverão escolher uma música e criar um videoclipe que integre dança e elementos visuais. O projeto deve ser apresentado à turma, promovendo a discussão sobre a relação entre som e movimento. A atividade está conectada à habilidade EF15AR07, que envolve a criação de produções artísticas multimídia.

6. Dança como Forma de Expressão Pessoal

Os alunos serão incentivados a criar uma dança que expresse suas emoções e experiências pessoais. Após a criação, cada aluno apresentará sua dança, explicando o que ela representa. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR08, que propõe a expressão de sentimentos e ideias por meio da dança.

7. Dança e Tecnologia: Uso de Aplicativos de Criação

Os estudantes utilizarão aplicativos de criação de dança para desenvolver coreografias digitais. A atividade envolve a exploração de recursos tecnológicos e a apresentação das criações em sala. Essa proposta está alinhada à habilidade EF15AR09, que aborda a intersecção entre arte e tecnologia.

8. Dança e Saúde: A Importância do Movimento

Os alunos participarão de uma aula sobre os benefícios da dança para a saúde física e mental. Em seguida, deverão criar uma apresentação que destaque esses benefícios, utilizando dados e informações relevantes. Esta atividade se relaciona com a habilidade EF15AR10, que discute a importância da atividade física.

9. Dança e Identidade: Reflexão e Criação

Nesta atividade, os alunos refletirão sobre como a dança pode representar a identidade cultural e pessoal. Eles deverão criar uma dança que simbolize sua própria identidade e apresentá-la para a turma. A proposta está alinhada à habilidade EF15AR11, que propõe a reflexão sobre a identidade por meio da arte.

10. Festival de Dança: Organização e Apresentação

Os alunos serão responsáveis pela organização de um festival de dança na escola, onde poderão apresentar suas coreografias e convidar outras turmas para participar. Essa atividade envolve planejamento, trabalho em equipe e execução, alinhando-se à habilidade EF15AR12, que enfatiza a produção e a apresentação de eventos artísticos.