15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre memórias literárias

1. Criação de um Diário de Memórias

Os alunos podem criar um diário onde registram suas memórias literárias, refletindo sobre livros que leram e como esses livros impactaram suas vidas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC EF15LP01, que propõe a produção de textos em diferentes gêneros.

2. Roda de Leitura sobre Memórias

Promova uma roda de leitura onde cada aluno compartilha trechos de livros que evocam memórias. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP02, que incentiva a leitura e a interpretação de textos literários.

3. Mapa Mental das Memórias Literárias

Os alunos podem criar mapas mentais que conectem suas memórias literárias a temas, personagens e enredos. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP03, que envolve a organização de ideias e informações.

4. Produção de Cartas para Personagens

Os alunos escrevem cartas para personagens de livros que marcaram suas memórias, expressando sentimentos e reflexões. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP04, que propõe a escrita de textos pessoais e criativos.

5. Criação de um Livro de Memórias

Os alunos podem coletar suas memórias literárias e organizá-las em um livro ilustrado. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP05, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

6. Debate sobre Memórias Literárias

Organize um debate onde os alunos discutem a importância das memórias literárias em suas vidas. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP06, que propõe a argumentação e a defesa de pontos de vista.

7. Criação de Poemas Inspirados em Memórias

Os alunos podem escrever poemas que reflitam suas memórias literárias, utilizando elementos poéticos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP07, que incentiva a produção de textos poéticos.

8. Apresentação de Memórias Literárias em Grupo

Forme grupos para que os alunos apresentem suas memórias literárias de forma criativa, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP08, que propõe a apresentação de trabalhos em grupo.

9. Criação de um Blog de Memórias Literárias

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas memórias literárias e reflexões sobre livros. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP09, que incentiva a produção de textos digitais.

10. Análise de Trechos Literários

Os alunos analisam trechos de livros que evocam memórias e discutem seu significado. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP10, que propõe a análise crítica de textos literários.

11. Jogo de Memórias Literárias

Crie um jogo de cartas onde os alunos devem associar livros a suas memórias literárias. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP11, que incentiva a interação e o aprendizado lúdico.

12. Entrevista com Autores

Os alunos podem realizar entrevistas com autores locais sobre suas memórias literárias e como elas influenciam suas obras. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP12, que propõe a pesquisa e a coleta de informações.

13. Criação de um Mural de Memórias

Os alunos podem criar um mural na sala de aula onde compartilham suas memórias literárias através de imagens e textos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP13, que incentiva a expressão artística e criativa.

14. Leitura e Reflexão em Grupo

Promova sessões de leitura em grupo seguidas de reflexões sobre as memórias literárias evocadas pelos textos. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP14, que propõe a leitura compartilhada e a discussão.

15. Criação de uma Linha do Tempo Literária

Os alunos podem criar uma linha do tempo que represente suas memórias literárias ao longo dos anos, destacando livros e autores significativos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP15, que incentiva a organização cronológica de informações.