15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre turismo

1. Roteiro de Viagem

Os alunos podem criar um roteiro de viagem para um destino turístico brasileiro, utilizando mapas e informações sobre a cultura local. Essa atividade pode ser desenvolvida em grupos, onde cada grupo escolhe um destino e pesquisa sobre os pontos turísticos, gastronomia e tradições. A habilidade BNCC correspondente é EF15GE01, que aborda a análise de diferentes culturas e modos de vida.

2. Criação de um Blog de Viagens

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham suas experiências de viagem, incluindo dicas, fotos e relatos. Essa atividade estimula a escrita criativa e a utilização de ferramentas digitais. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP05, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

3. Estudo de Caso: Impactos do Turismo

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre os impactos do turismo em uma localidade específica, analisando aspectos econômicos, sociais e ambientais. Essa atividade pode ser apresentada em forma de seminário. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI04, que trata da análise de fenômenos naturais e sociais.

4. Mapa do Turismo Local

Os estudantes podem criar um mapa do turismo local, destacando os principais pontos turísticos e suas características. Essa atividade pode ser feita em grupos e deve incluir pesquisa sobre a história e a importância de cada local. A habilidade BNCC relacionada é EF15GE02, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

5. Entrevista com um Turista

Os alunos podem realizar entrevistas com turistas que visitam a cidade, coletando informações sobre suas experiências e expectativas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e escuta ativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que aborda a produção e interpretação de diferentes tipos de textos.

6. Produção de Vídeo sobre Turismo

Os estudantes podem produzir um vídeo curto apresentando um destino turístico, incluindo informações sobre a cultura, gastronomia e pontos de interesse. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR03, que envolve a criação de produções audiovisuais.

7. Jogo de Perguntas sobre Turismo

Os alunos podem criar um jogo de perguntas e respostas sobre turismo, abordando curiosidades e informações relevantes sobre diferentes destinos. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula como uma competição. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a leitura e interpretação de textos informativos.

8. Pesquisa sobre Ecoturismo

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre ecoturismo, identificando práticas sustentáveis e destinos que promovem essa modalidade. A atividade pode culminar em uma apresentação em grupo. A habilidade BNCC relacionada é EF15CI05, que trata da compreensão de práticas sustentáveis.

9. Criação de um Guia Turístico

Os alunos podem criar um guia turístico para a cidade, incluindo informações sobre transporte, hospedagem e atrações. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações. A habilidade BNCC correspondente é EF15GE03, que envolve a produção de textos informativos.

10. Debate sobre Turismo Sustentável

Os estudantes podem participar de um debate sobre os prós e contras do turismo sustentável, discutindo suas implicações sociais e ambientais. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico. A habilidade BNCC relacionada é EF15CI06, que aborda a análise de questões ambientais e sociais.

11. Criação de Cartazes Promocionais

Os alunos podem criar cartazes promocionais para um destino turístico, utilizando elementos gráficos e textos persuasivos. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de recursos visuais. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que envolve a produção de artes visuais.

12. Visita a um Ponto Turístico Local

Os estudantes podem realizar uma visita a um ponto turístico local, onde devem observar e registrar suas impressões e aprendizados. A atividade pode ser complementada com um relatório. A habilidade BNCC relacionada é EF15GE04, que trata da observação e análise de espaços geográficos.

13. Criação de um Podcast sobre Turismo

Os alunos podem criar um podcast onde discutem temas relacionados ao turismo, como destinos, cultura e experiências de viagem. Essa atividade estimula a oralidade e o uso de tecnologias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que envolve a produção de textos orais em diferentes contextos.

14. Análise de Campanhas Publicitárias de Turismo

Os estudantes podem analisar campanhas publicitárias de turismo, discutindo suas estratégias e impactos. Essa atividade desenvolve habilidades de crítica e interpretação de mídias. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP07, que aborda a análise de diferentes tipos de textos publicitários.

15. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem, onde registram suas experiências e reflexões sobre o turismo. Essa atividade estimula a escrita reflexiva e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que envolve a produção de textos pessoais.