15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre paisagens educação infantil

1. Criação de Mapa das Paisagens

Os alunos podem criar um mapa das paisagens que conhecem ou que gostariam de conhecer. Utilizando papel, lápis de cor e outros materiais, eles desenharão diferentes tipos de paisagens, como montanhas, praias e florestas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o conhecimento sobre a diversidade de ambientes. Habilidade BNCC: EI03CG01.

2. Contação de Histórias sobre Paisagens

Os professores podem contar histórias que envolvam diferentes paisagens, utilizando fantoches ou ilustrações. Após a contação, os alunos podem desenhar a paisagem que mais gostaram da história. Essa atividade desenvolve a imaginação e a compreensão de narrativas, além de trabalhar a habilidade de escuta. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Exploração de Sons da Natureza

Os alunos podem participar de uma atividade em que escutam diferentes sons da natureza, como o canto dos pássaros ou o barulho das ondas do mar. Após a audição, eles podem desenhar ou escrever sobre a paisagem que imaginam a partir desses sons. Essa atividade estimula a percepção auditiva e a conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03EO01.

4. Montagem de Painéis de Paisagens

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar painéis que representem diferentes paisagens do Brasil. Utilizando recortes de revistas, fotos e outros materiais, eles criarão um mural que será exposto na sala de aula. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa sobre a diversidade geográfica. Habilidade BNCC: EI03CG02.

5. Jogo de Memória das Paisagens

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando cartões com imagens de diferentes paisagens. Após a confecção, eles podem jogar em duplas ou grupos, estimulando a memória e o reconhecimento visual. Essa atividade é divertida e educativa, promovendo a socialização. Habilidade BNCC: EI03EF02.

6. Experiência Sensorial com Materiais Naturais

Os alunos podem coletar materiais naturais, como folhas, pedras e flores, e utilizá-los para criar uma colagem que represente uma paisagem. Essa atividade estimula a exploração sensorial e a apreciação da natureza, além de desenvolver habilidades motoras. Habilidade BNCC: EI03CG03.

7. Visita a um Parque ou Jardim

Organizar uma visita a um parque ou jardim local pode ser uma excelente forma de vivenciar diferentes paisagens. Durante a visita, os alunos podem observar e registrar em desenhos ou fotos as características do local. Essa atividade promove a observação e o contato direto com a natureza. Habilidade BNCC: EI03EO02.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre Paisagens

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que tenham como tema diferentes paisagens. Eles podem desenhar os personagens e os cenários, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Essa atividade desenvolve a expressão artística e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EI03EF03.

9. Pintura Coletiva de Paisagens

Uma atividade de pintura coletiva pode ser realizada, onde os alunos pintam uma grande tela representando uma paisagem. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística, além de permitir que os alunos explorem diferentes técnicas de pintura. Habilidade BNCC: EI03CG04.

10. Criação de um Diário de Paisagens

Os alunos podem criar um diário onde registram suas observações sobre diferentes paisagens que encontram no dia a dia. Eles podem desenhar, colar fotos ou escrever sobre suas experiências. Essa atividade estimula a reflexão e a escrita, além de promover a observação do ambiente. Habilidade BNCC: EI03EF04.