15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês 5ª série

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa onde os alunos jogam um jogo de palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido em aula. Os alunos devem preencher as palavras em um quadro, e cada palavra deve estar relacionada a um tema específico, como animais, cores ou alimentos. Essa atividade pode ser adaptada para incluir dicas em inglês, promovendo a prática da leitura e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de permitir que os alunos explorem diferentes tempos verbais e vocabulários. Os alunos podem trabalhar em grupos, o que também promove a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Apresentação de Projetos

Os alunos desenvolvem um projeto sobre um tema de interesse e apresentam em inglês para a turma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de fala e escuta, além de incentivar a pesquisa e a organização de informações. Os alunos podem usar recursos visuais, como slides ou cartazes. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Música e Letras

Os alunos escutam uma música em inglês e analisam a letra, discutindo o significado e o vocabulário. Em seguida, podem criar uma nova letra para a mesma melodia, incentivando a criatividade e a prática da escrita. Essa atividade também pode incluir a interpretação da música. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Teatro em Inglês

Os alunos encenam pequenas peças de teatro em inglês, utilizando diálogos simples e vocabulário aprendido. Essa atividade promove a expressão oral e a confiança ao falar em público. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar suas próprias histórias ou adaptar contos clássicos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevistas

Os alunos realizam entrevistas uns com os outros em inglês, utilizando perguntas previamente elaboradas. Essa atividade ajuda a praticar a fala e a escuta, além de desenvolver a habilidade de formular perguntas. Os alunos podem gravar as entrevistas e apresentá-las para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogos de Role-Playing

Os alunos participam de jogos de simulação onde assumem diferentes papéis e interagem em inglês. Essa atividade estimula a conversação e a prática de situações do cotidiano, como ir ao restaurante ou fazer compras. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes informativos sobre um tema específico, utilizando vocabulário em inglês. Essa atividade combina criatividade com pesquisa e prática da escrita. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo a troca de informações. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Bingo de Vocabulário

Os alunos jogam bingo utilizando palavras em inglês. Essa atividade é uma maneira divertida de revisar vocabulário e promover a escuta ativa. Os alunos devem ouvir as palavras ditadas e marcar em suas cartelas. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debates em Grupo

Os alunos participam de debates sobre temas atuais ou relevantes, expressando suas opiniões em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e escuta, além de incentivar o pensamento crítico. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena ou personagem e, em seguida, descrevem em inglês o que desenharam. Essa atividade promove a prática da escrita e a descrição detalhada, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Vídeos

Os alunos produzem pequenos vídeos em inglês, abordando um tema de interesse. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita de roteiros e a prática da fala. Os vídeos podem ser apresentados para a turma, promovendo a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo de Adivinhação

Os alunos jogam um jogo de adivinhação onde devem descrever um objeto ou animal em inglês, e os colegas tentam adivinhar. Essa atividade promove a prática da descrição e do vocabulário, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Leitura de Contos

Os alunos leem contos em inglês e discutem o enredo, personagens e lições aprendidas. Essa atividade estimula a compreensão de leitura e a análise crítica de textos. Os alunos podem também recontar a história em suas próprias palavras. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Blogs

Os alunos criam um blog em inglês sobre um tema de interesse, escrevendo posts e interagindo com os colegas. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a prática da leitura, além de promover o uso da tecnologia na educação. Habilidade BNCC: EF15LP15.