15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano fundamental artes

1. Pintura com as Mãos

Uma atividade que estimula a criatividade e a expressão artística dos alunos é a pintura com as mãos. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para criar obras de arte únicas, explorando texturas e formas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tesoura e tintas. Essa atividade permite que eles explorem a cultura e a diversidade, além de desenvolver habilidades motoras. A habilidade EF15AR02 da BNCC incentiva a criação de objetos artísticos a partir de referências culturais.

3. Desenho Livre

Propor um momento de desenho livre é essencial para que os alunos expressem suas emoções e ideias. Forneça papel e lápis de cor, e incentive-os a desenhar o que sentem ou imaginam. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR03, que aborda a expressão de sentimentos e ideias por meio da arte.

4. Colagem de Revistas

Os alunos podem recortar imagens de revistas e criar colagens que representem suas histórias ou temas de interesse. Essa atividade desenvolve a criatividade e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15AR04, que envolve a utilização de diferentes suportes e técnicas.

5. Teatro de Fantoches

Com a criação de fantoches, os alunos podem encenar histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão corporal. Essa atividade está ligada à habilidade EF15AR05, que propõe a exploração de diferentes linguagens artísticas, incluindo o teatro.

6. Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo, onde cada um contribui com uma parte da obra. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15AR06, que enfatiza a importância da interação social na arte.

7. Dança Criativa

Propor uma atividade de dança criativa onde os alunos possam se movimentar livremente ao som de músicas variadas. Essa atividade estimula a expressão corporal e está relacionada à habilidade EF15AR07, que aborda a dança como forma de expressão artística.

8. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade EF15AR08, que propõe a exploração de sons e ritmos.

9. Fotografia Artística

Uma atividade de fotografia artística pode ser realizada, onde os alunos capturam imagens que representam sua visão de mundo. Essa prática desenvolve a percepção estética e está relacionada à habilidade EF15AR09, que envolve a apreciação e a criação de imagens.

10. Contação de Histórias Ilustradas

Os alunos podem criar livros ilustrados, onde contam histórias por meio de desenhos e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a alfabetização, alinhando-se à habilidade EF15AR10, que propõe a criação de narrativas visuais.