15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1º dia de aula 4º ano

1. Apresentação Criativa

Inicie o primeiro dia de aula com uma apresentação criativa. Peça aos alunos que se apresentem de forma lúdica, utilizando objetos que representem seus interesses. Essa atividade estimula a interação e ajuda a criar um ambiente acolhedor. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mapa dos Sonhos

Os alunos podem criar um “Mapa dos Sonhos”, onde desenham ou colam imagens que representam suas aspirações para o ano letivo. Essa atividade promove a reflexão sobre objetivos pessoais e coletivos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Dinâmica do Nome

Realize uma dinâmica onde cada aluno diz seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra. Isso ajuda na memorização dos nomes e na construção de um clima de amizade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Jogo das Perguntas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades da turma. Os alunos podem fazer perguntas uns aos outros, promovendo a interação e o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Cartaz de Expectativas

Os alunos podem criar um cartaz coletivo com suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão de desejos e anseios. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Roda de Conversa

Promova uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar suas experiências de férias. Essa atividade ajuda a desenvolver a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Bingo das Emoções

Crie um bingo com diferentes emoções e peça aos alunos que compartilhem momentos em que sentiram cada uma delas. Essa atividade promove a empatia e o reconhecimento das emoções. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Desenho Coletivo

Proponha um desenho coletivo em que cada aluno contribui com uma parte. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Quebra-Cabeça de Valores

Os alunos podem montar um quebra-cabeça com palavras que representam valores importantes, como respeito e amizade. Essa atividade promove a discussão sobre valores éticos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Playlist da Turma

Peça aos alunos que tragam uma música que gostam e expliquem por que escolheram. Crie uma playlist da turma, promovendo a diversidade cultural e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Caça ao Tesouro de Conhecimentos

Organize uma caça ao tesouro com perguntas sobre o conteúdo que será abordado durante o ano. Essa atividade gera curiosidade e engajamento. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Cartões de Boas-Vindas

Cada aluno pode criar um cartão de boas-vindas para um colega. Essa atividade promove a amizade e a inclusão desde o primeiro dia. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos sobre suas férias. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Mural de Talentos

Crie um mural onde os alunos podem expor seus talentos, como esportes, música ou arte. Essa atividade valoriza a individualidade e a diversidade. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo do Alfabeto

Realize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que começam com cada letra do alfabeto relacionadas ao que esperam do ano letivo. Essa atividade estimula o vocabulário e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP15.