15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre substantivo próprio e comum 3º ano

1. Jogo da Memória com Substantivos

Crie um jogo da memória utilizando cartões com substantivos próprios e comuns. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como “São Paulo” (substantivo próprio) e “cidade” (substantivo comum). Essa atividade estimula a memorização e a identificação dos tipos de substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras que contenha substantivos próprios e comuns relacionados a um tema específico, como “animais” ou “cidades”. Os alunos devem circular os substantivos encontrados e classificá-los em uma tabela. Habilidade BNCC: EF15LP05.

3. Criação de Histórias

Peça aos alunos que escrevam uma história curta utilizando uma lista de substantivos próprios e comuns. Eles devem destacar os substantivos em suas histórias e apresentá-las para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP06.

4. Cartazes de Substantivos

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos que representem substantivos próprios e comuns. Cada cartaz deve conter uma imagem e a palavra correspondente, ajudando na visualização e compreensão dos conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

5. Bingo de Substantivos

Organize um jogo de bingo onde os alunos devem marcar substantivos próprios e comuns que vão sendo chamados. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação dos conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevista com um Personagem

Os alunos devem escolher um personagem famoso (substantivo próprio) e criar perguntas para uma entrevista. Em seguida, eles devem apresentar as respostas, utilizando substantivos comuns para descrever o personagem. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Mapa Conceitual

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual relacionando substantivos próprios e comuns. Eles devem incluir exemplos e ilustrações, promovendo a compreensão visual dos conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Jogo de Classificação

Crie cartões com diferentes substantivos e peça aos alunos que os classifiquem em duas colunas: substantivos próprios e comuns. Essa atividade ajuda na identificação e diferenciação dos tipos de substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir pequenos vídeos onde explicam a diferença entre substantivos próprios e comuns, utilizando exemplos do cotidiano. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre substantivos próprios e comuns. Os alunos devem responder a perguntas como “Qual é um exemplo de substantivo próprio?” e “Cite um substantivo comum relacionado a animais”. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Desenho e Rotulação

Peça aos alunos que desenhem uma cena do cotidiano e rotulem os substantivos próprios e comuns presentes na imagem. Essa atividade une arte e linguagem, facilitando a aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Música e Substantivos

Os alunos podem criar uma música ou paródia que inclua substantivos próprios e comuns. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização dos conceitos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

13. Diário de Classe

Incentive os alunos a manter um diário de classe onde eles escrevem sobre suas experiências diárias, utilizando substantivos próprios e comuns. Essa prática ajuda na escrita e na reflexão sobre o uso dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

14. Quiz Interativo

Crie um quiz interativo online onde os alunos devem responder perguntas sobre substantivos próprios e comuns. Utilize plataformas digitais para tornar a atividade mais dinâmica e envolvente. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Teatrinho de Fantoches

Os alunos podem criar um teatrinho de fantoches onde os personagens falam utilizando substantivos próprios e comuns. Essa atividade promove a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.