15 Ideias de Atividades (BNCC) para ensino médio biologia

1. Estudo da Célula: Microscopia e Análise

Os alunos podem realizar atividades práticas de observação de células utilizando microscópios. Essa atividade deve incluir a coleta de amostras de diferentes tecidos vegetais e animais, permitindo que os estudantes analisem as diferenças estruturais. Os códigos de habilidade da BNCC relacionados são: EB12CI01 e EB12CI02.

2. Experimento de Fotossíntese

Os alunos podem realizar um experimento para observar a fotossíntese em plantas aquáticas, como a elódea. A atividade envolve a medição da produção de oxigênio em diferentes condições de luz. As habilidades da BNCC que esta atividade abrange são: EB12CI03 e EB12CI04.

3. Ciclo da Água e Ecossistemas

Os estudantes podem criar um modelo do ciclo da água e sua importância nos ecossistemas. A atividade pode incluir a construção de um terrário que simule as condições ambientais. Os códigos da BNCC para esta atividade são: EB12CI05 e EB12CI06.

4. Análise de Impactos Ambientais

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre os impactos ambientais de uma atividade humana específica, como a urbanização. A apresentação dos resultados pode ser feita em formato de painel ou apresentação digital. As habilidades da BNCC relacionadas são: EB12CI07 e EB12CI08.

5. Genética e Hereditariedade

Uma atividade prática sobre genética pode incluir a simulação de cruzamentos genéticos utilizando feijões de diferentes cores. Os alunos devem calcular a probabilidade de diferentes fenótipos. Os códigos da BNCC para esta atividade são: EB12CI09 e EB12CI10.

6. Biodiversidade Local

Os alunos podem realizar um levantamento da biodiversidade em uma área local, catalogando plantas e animais. Essa atividade pode incluir a criação de um herbário. As habilidades da BNCC que esta atividade abrange são: EB12CI11 e EB12CI12.

7. Ecologia e Cadeias Alimentares

Os estudantes podem criar um diagrama de cadeias alimentares de um ecossistema local, identificando produtores, consumidores e decompositores. Os códigos da BNCC para esta atividade são: EB12CI13 e EB12CI14.

8. Evolução e Seleção Natural

Os alunos podem realizar uma simulação de seleção natural utilizando jogos de sobrevivência, onde diferentes características influenciam a sobrevivência dos “organismos”. As habilidades da BNCC relacionadas são: EB12CI15 e EB12CI16.

9. Anatomia Humana

Os estudantes podem criar um modelo tridimensional de um órgão humano, como o coração, utilizando materiais recicláveis. A atividade deve incluir a apresentação das funções do órgão. Os códigos da BNCC para esta atividade são: EB12CI17 e EB12CI18.

10. Saúde e Doenças

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre uma doença específica, abordando causas, sintomas e prevenção. A apresentação pode ser feita em formato de cartazes ou vídeos. As habilidades da BNCC que esta atividade abrange são: EB12CI19 e EB12CI20.

11. Biomas Brasileiros

Os estudantes podem pesquisar e apresentar sobre os diferentes biomas brasileiros, suas características e a fauna e flora que os habitam. Os códigos da BNCC para esta atividade são: EB12CI21 e EB12CI22.

12. Química dos Alimentos

Os alunos podem investigar a composição química de diferentes alimentos, realizando testes simples para identificar nutrientes. As habilidades da BNCC relacionadas são: EB12CI23 e EB12CI24.

13. Conservação e Sustentabilidade

Os estudantes podem desenvolver um projeto sobre práticas de conservação ambiental, propondo soluções para problemas locais. Os códigos da BNCC para esta atividade são: EB12CI25 e EB12CI26.

14. Tecnologia e Biologia

Os alunos podem explorar o uso de tecnologias, como a biotecnologia, em diferentes áreas, como saúde e agricultura. A atividade pode incluir debates sobre ética e impactos sociais. As habilidades da BNCC que esta atividade abrange são: EB12CI27 e EB12CI28.

15. Experimentos com Microorganismos

Os estudantes podem realizar experimentos simples com microorganismos, como a fermentação, observando suas aplicações na indústria alimentícia. Os códigos da BNCC para esta atividade são: EB12CI29 e EB12CI30.