15 Ideias de Atividades (BNCC) dança 4º ano

1. Dança das Cores

Esta atividade envolve a criação de uma dança em grupo onde cada aluno representa uma cor. Os alunos devem se mover de acordo com a música, utilizando movimentos que simbolizem a cor que representam. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR05, que aborda a expressão corporal e a criação de coreografias.

2. Dançando com Histórias

Nesta atividade, os alunos devem escolher uma história ou conto e criar uma dança que represente os principais eventos. Isso estimula a criatividade e a interpretação. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR06, que trata da relação entre dança e narrativas.

3. Roda de Dança Folclórica

Os alunos aprendem danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, promovendo a diversidade cultural. A habilidade BNCC que se encaixa é EF15AR07, que enfatiza a valorização das danças populares.

4. Dança dos Animais

Cada aluno escolhe um animal e cria movimentos que imitam o jeito de dançar desse animal. Essa atividade promove a observação e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR08, que envolve a exploração do movimento e da expressão.

5. Coreografia em Dupla

Os alunos formam duplas e criam uma coreografia que deve ser apresentada para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR09, que aborda a criação e a apresentação de danças em grupo.

6. Dança e Música de Diferentes Culturas

Os alunos pesquisam e apresentam danças de diferentes culturas, aprendendo sobre a história e os significados por trás de cada uma. A habilidade BNCC é EF15AR10, que trata da diversidade cultural nas danças.

7. Improvisação em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem improvisar uma dança com base em um tema escolhido. Isso estimula a criatividade e a espontaneidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR11, que enfatiza a improvisação e a expressão individual.

8. Dança das Emoções

Os alunos devem criar movimentos que representem diferentes emoções, como alegria, tristeza e raiva. Essa atividade ajuda a desenvolver a inteligência emocional. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR12, que aborda a expressão de sentimentos através da dança.

9. Desafio da Dança

Os alunos participam de um desafio onde devem criar uma dança em um tempo limitado. Isso promove a agilidade mental e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR13, que envolve a criação de coreografias em situações desafiadoras.

10. Dança e Movimento na Natureza

Os alunos realizam uma atividade ao ar livre, onde devem dançar em meio à natureza, explorando os sons e movimentos do ambiente. A habilidade BNCC é EF15AR14, que relaciona a dança com a percepção do espaço e do ambiente natural.