15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física dança

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve o uso de lenços coloridos que os alunos devem agitar enquanto dançam. Essa atividade estimula a percepção visual e a coordenação motora. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve representar uma cor, criando uma coreografia que destaque o movimento dos lenços. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Roda de Dança

Na “Roda de Dança”, os alunos formam um círculo e dançam ao som de músicas tradicionais brasileiras. Essa atividade promove a interação social e o respeito às tradições culturais. Os alunos podem alternar entre diferentes estilos de dança, como forró, samba e frevo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança dos Animais

A “Dança dos Animais” é uma atividade lúdica onde os alunos imitam os movimentos de diferentes animais. Essa atividade ajuda a desenvolver a criatividade e a expressão corporal, além de promover o conhecimento sobre a fauna. Os alunos podem ser desafiados a criar uma apresentação em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Coreografia em Dupla

Os alunos formam duplas e criam uma coreografia juntos, utilizando passos de dança que aprenderam em aulas anteriores. Essa atividade estimula a colaboração e a comunicação entre os alunos, além de desenvolver a memória motora. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Dança e História

Integrando dança e história, os alunos pesquisam sobre danças de diferentes épocas e culturas. Em seguida, eles apresentam uma dança que representa a pesquisa realizada. Essa atividade promove a interdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Dança com Objetos

Nesta atividade, os alunos utilizam objetos como fitas, bolas ou bastões para criar movimentos de dança. A utilização de objetos enriquece a expressão corporal e a criatividade dos alunos, além de desenvolver a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Dança do Silêncio

A “Dança do Silêncio” é uma atividade onde os alunos dançam sem música, utilizando apenas sons corporais, como palmas e estalos. Essa atividade estimula a concentração e a percepção auditiva, além de promover a criatividade na criação de ritmos. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Dança e Emoções

Os alunos exploram diferentes emoções através da dança, criando movimentos que representam sentimentos como alegria, tristeza e raiva. Essa atividade ajuda os alunos a expressarem suas emoções de forma saudável e a desenvolverem a empatia. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Dança e Tecnologia

Integrando tecnologia, os alunos podem criar vídeos de suas coreografias e compartilhá-los com a turma. Essa atividade estimula o uso de ferramentas digitais e a criatividade, além de promover a autoavaliação e o feedback entre os colegas. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Festival de Dança

Organizar um festival de dança onde os alunos podem apresentar suas coreografias para a escola. Essa atividade promove a autoestima, o trabalho em equipe e a valorização da cultura da dança. Habilidade BNCC: EF15EF10.