15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil ed. física

1. Corrida do Saci

A Corrida do Saci é uma atividade lúdica que promove a corrida e a agilidade. Os alunos devem correr em um percurso determinado, enquanto tentam não deixar a “perna” do Saci (um objeto) cair. Essa atividade estimula a coordenação motora e a velocidade, além de ser uma ótima forma de trabalhar a cultura popular. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O Jogo da Memória com Movimentos é uma atividade que combina a memória com a atividade física. Os alunos devem memorizar uma sequência de movimentos (como saltos, giros e corridas) e repeti-los na ordem correta. Essa atividade desenvolve a memória, a concentração e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que promove a socialização e o movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se rapidamente. A cada rodada, uma cadeira é retirada, o que aumenta a competitividade e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma atividade que envolve diferentes estações com desafios físicos, como saltos, rastejos e corridas. Os alunos devem completar o circuito no menor tempo possível, o que estimula a resistência e a força. Além disso, promove o trabalho em equipe e a superação de limites. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que combina exploração e atividade física. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem realizar tarefas físicas para encontrar o “tesouro”. Essa atividade estimula a curiosidade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Brincadeira de Pular Corda

Pular corda é uma atividade que pode ser realizada individualmente ou em grupo. Os alunos podem aprender diferentes técnicas de pular corda, como o salto duplo ou o salto cruzado. Essa atividade desenvolve a coordenação, o ritmo e a resistência. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol com Balão

O Futebol com Balão é uma versão adaptada do futebol, onde os alunos jogam com um balão. Essa atividade é ideal para desenvolver habilidades motoras, como chutar e driblar, de forma divertida e segura. Além disso, promove o trabalho em equipe e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Estátua

A brincadeira de Estátua é uma atividade que envolve música e movimento. Os alunos dançam enquanto a música toca e, quando ela para, devem congelar na posição em que estão. Essa atividade desenvolve a concentração, o equilíbrio e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Roda

Os Jogos de Roda são atividades tradicionais que envolvem canções e movimentos em grupo. Os alunos formam uma roda e realizam diferentes brincadeiras, como “Ciranda Cirandinha”. Essas atividades promovem a socialização, a coordenação e o respeito às regras. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades com Fitas e Pandeiros

As atividades com fitas e pandeiros são ótimas para trabalhar a musicalidade e a coordenação motora. Os alunos podem criar coreografias utilizando fitas coloridas e pandeiros, desenvolvendo o ritmo e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF10.