15 Ideias de Atividades (BNCC)s de educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas variados e que estejam alinhados com a BNCC, como a diversidade cultural e o respeito ao próximo. Durante a atividade, os alunos são incentivados a participar, fazendo perguntas e comentando sobre a história. A habilidade BNCC correspondente é a EF15LP01, que trata da apreciação e produção de textos orais.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente forma de trabalhar o vocabulário e a memória das crianças. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens que representem essas palavras, promovendo a associação entre elas. Essa atividade estimula a concentração e a atenção, além de ser divertida. A habilidade BNCC que se relaciona a essa atividade é a EF15LP02, que envolve a leitura e a interpretação de palavras e imagens.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma maneira de ensinar sobre sustentabilidade e criatividade. As crianças podem criar diferentes objetos, como brinquedos e decorações, a partir de materiais que seriam descartados. Essa atividade estimula a coordenação motora e a imaginação, além de abordar a habilidade BNCC EF15AR01, que trata da apreciação e produção artística.

4. Atividade de Música e Movimento

A música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento infantil. Os professores podem organizar atividades que envolvam dança e canções, permitindo que as crianças se movimentem e se expressem. Essa atividade pode incluir a criação de coreografias simples e a exploração de diferentes ritmos. A habilidade BNCC correspondente é a EF15AR02, que envolve a expressão corporal e musical.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de reações químicas com vinagre e bicarbonato, pode despertar a curiosidade das crianças. Essas atividades ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a compreensão de fenômenos naturais. A habilidade BNCC que se relaciona a essa atividade é a EF15CI01, que aborda a investigação e a experimentação.

6. Caça ao Tesouro Educativa

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para ensinar diferentes conteúdos, como matemática e ciências. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais da escola, onde elas encontrarão desafios relacionados ao que estão aprendendo. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Construir um jardim sensorial na escola é uma forma de estimular os sentidos das crianças. Os professores podem incluir diferentes plantas, texturas e cheiros, permitindo que os alunos explorem o ambiente natural. Essa atividade é importante para o desenvolvimento da percepção sensorial e da consciência ambiental. A habilidade BNCC correspondente é a EF15CI03, que trata da observação e exploração do meio ambiente.

8. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, são ótimas ferramentas para desenvolver o pensamento crítico e a lógica nas crianças. Os professores podem selecionar jogos que estimulem a resolução de problemas e a estratégia. A habilidade BNCC que se relaciona a essa atividade é a EF15MA03, que envolve a resolução de problemas e a lógica matemática.

9. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma maneira divertida de ensinar matemática e ciências. Os professores podem envolver as crianças na preparação de receitas simples, como biscoitos ou saladas, permitindo que elas aprendam sobre medidas e reações químicas. Essa atividade também promove a alimentação saudável e a autonomia. A habilidade BNCC correspondente é a EF15CI04, que aborda a relação entre ciência e cotidiano.

10. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral das crianças. Os professores podem ajudar os alunos a criar suas próprias histórias e fantoches, promovendo a dramatização e o trabalho em grupo. Essa atividade é alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e a expressão artística.