15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia ensino fundamental 5º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem localizar países, capitais e continentes. Utilizando materiais como papel, canetas coloridas e recursos digitais, os alunos devem identificar as características geográficas de cada região. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Geografia) EF05GE01, que aborda a localização e a representação do espaço geográfico.

2. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Geografia

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre temas geográficos, como clima, relevo e vegetação. Divididos em grupos, eles devem responder a perguntas que estimulem a pesquisa e o conhecimento sobre o Brasil e o mundo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF05GE02, que propõe a análise de diferentes aspectos do espaço geográfico.

3. Criação de um Diário de Bordo Geográfico

Nesta atividade, os alunos devem criar um diário de bordo onde registram suas observações sobre diferentes paisagens geográficas que conhecem ou que pesquisam. Eles podem incluir desenhos, fotos e descrições. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF05GE03, que incentiva a observação e a descrição de paisagens geográficas.

4. Estudo de Caso: Cidades do Brasil

Os alunos escolhem uma cidade brasileira e realizam uma pesquisa sobre sua geografia, cultura e economia. Em seguida, apresentam suas descobertas para a turma. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05GE04, que envolve a análise das características das cidades brasileiras.

5. Mapa de Riscos Ambientais

Os alunos devem criar um mapa que identifique os riscos ambientais da sua região, como áreas de desmatamento, poluição e enchentes. Essa atividade promove a consciência ambiental e está relacionada à habilidade BNCC EF05GE05, que trata da análise dos impactos ambientais no espaço geográfico.

6. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e seus impactos na geografia local. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como a sustentabilidade pode ser aplicada em suas comunidades. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF05GE06, que discute a relação entre sociedade e meio ambiente.

7. Produção de um Vídeo sobre a Geografia Local

Os alunos podem produzir um vídeo que mostre as características geográficas de sua cidade ou região, incluindo entrevistas com moradores e imagens de pontos turísticos. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05GE07, que envolve a produção de diferentes linguagens para representar o espaço geográfico.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que envolve perguntas e desafios sobre geografia. Eles devem incluir informações sobre países, capitais, rios e montanhas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05GE08, que propõe a construção de conhecimentos sobre o espaço geográfico de forma lúdica.

9. Pesquisa sobre Climas do Mundo

Os alunos realizam uma pesquisa sobre os diferentes climas do mundo e suas características. Em seguida, apresentam suas descobertas em um mural. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF05GE09, que trata da compreensão dos climas e suas influências na vida das pessoas.

10. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural, onde os alunos possam observar a biodiversidade e discutir a importância da conservação. Após a visita, eles devem elaborar um relatório sobre o que aprenderam. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF05GE10, que aborda a relação entre natureza e sociedade.