15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências para o ensino fundamental 1

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o plantio de sementes em diferentes tipos de solo, permitindo que os alunos observem o crescimento das plantas e as condições ideais para seu desenvolvimento. Os alunos podem registrar suas observações em um diário de bordo, relacionando com a habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os estudantes podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a visualizar as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade BNCC EF02CI02 é trabalhada ao discutir a importância da água para a vida e o meio ambiente.

3. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. A atividade envolve a identificação de materiais que são atraídos ou repelidos pelos ímãs, promovendo a investigação e a formulação de hipóteses. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF03CI03.

4. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar diferentes tipos de insetos. Eles podem coletar dados sobre o habitat, alimentação e características dos insetos observados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF03CI04, que envolve a observação de seres vivos em seu ambiente.

5. Experimentos com Água e Óleo

Os alunos podem realizar um experimento simples que demonstra a imiscibilidade entre água e óleo. Ao misturar os dois líquidos, eles podem observar a formação de camadas e discutir conceitos de densidade e propriedades dos materiais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF04CI05.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem criar terrários em garrafas PET, observando o ecossistema em miniatura. Essa atividade permite que eles aprendam sobre a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EF04CI06.

7. Estudo do Corpo Humano

Utilizando modelos ou desenhos, os alunos podem explorar as partes do corpo humano e suas funções. A atividade pode incluir a construção de um esqueleto ou a identificação de órgãos principais, abordando a habilidade BNCC EF05CI07.

8. Experiência com Som e Vibrações

Os alunos podem investigar como diferentes materiais produzem sons ao serem vibrados. Essa atividade pode incluir a construção de instrumentos musicais simples, promovendo a exploração da física do som e alinhando-se à habilidade BNCC EF05CI08.

9. Observação do Céu

Realizar uma atividade de observação do céu, onde os alunos podem identificar constelações e discutir a importância da astronomia. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF06CI09, que envolve a observação de fenômenos astronômicos.

10. Criação de um Mapa de Ecossistemas

Os alunos podem criar um mapa que represente diferentes ecossistemas, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade promove a pesquisa sobre a biodiversidade e a interdependência dos seres vivos, alinhando-se à habilidade BNCC EF06CI10.

11. Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstram reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Eles devem registrar suas observações e discutir os resultados, abordando a habilidade BNCC EF07CI11.

12. Estudo da Alimentação Saudável

Os alunos podem pesquisar sobre os grupos alimentares e criar um cardápio saudável. Essa atividade promove a discussão sobre nutrição e saúde, alinhando-se à habilidade BNCC EF07CI12.

13. Investigação sobre Poluição

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os tipos de poluição em sua comunidade e propor soluções. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF08CI13, que envolve a análise de problemas ambientais.

14. Experimentos com Luz e Sombra

Os alunos podem explorar como a luz se comporta ao passar por diferentes materiais, criando sombras e reflexos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF08CI14, que aborda a física da luz.

15. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram suas descobertas sobre a natureza ao longo do tempo. Essa atividade promove a observação contínua e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI15.