15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre dança 8º ano

1. Dança e Expressão Corporal

Uma atividade que pode ser realizada é a exploração da dança como forma de expressão corporal. Os alunos podem ser incentivados a criar uma coreografia que represente uma emoção específica, como alegria ou tristeza. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a criação de movimentos expressivos. Os alunos devem apresentar suas coreografias para a turma, promovendo a troca de experiências e a reflexão sobre a linguagem corporal.

2. Estilos de Dança pelo Mundo

Os alunos podem pesquisar diferentes estilos de dança ao redor do mundo, como o ballet, o hip hop, a salsa e a dança folclórica. Cada aluno pode escolher um estilo e apresentar suas características, história e importância cultural. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR02, que trata do conhecimento sobre diferentes manifestações culturais. A apresentação pode ser feita em formato de painel ou vídeo, estimulando a criatividade e o uso de recursos audiovisuais.

3. Criação de uma Dança Temática

Os alunos podem ser desafiados a criar uma dança que aborde um tema social relevante, como a preservação do meio ambiente ou a inclusão social. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a reflexão crítica sobre questões sociais. Após a criação, os alunos podem apresentar suas danças em um evento escolar, promovendo a conscientização sobre o tema escolhido.

4. Dança e Música: A Sinergia das Artes

Uma atividade interessante é a combinação de dança e música. Os alunos podem escolher uma música e criar uma coreografia que dialogue com a letra e o ritmo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR04, que aborda a relação entre diferentes linguagens artísticas. Os alunos podem apresentar suas coreografias em grupos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe.

5. Dança e História: A Evolução dos Estilos

Os alunos podem investigar a evolução de um estilo de dança específico ao longo da história. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre danças de diferentes épocas e suas influências culturais. A habilidade BNCC EF15AR01, que trata do conhecimento sobre a história da dança, pode ser explorada. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de uma linha do tempo ou uma apresentação oral.

6. Dança e Movimento: A Importância da Aquisição Motora

Os alunos podem participar de atividades que desenvolvam habilidades motoras por meio da dança. Isso pode incluir exercícios de coordenação, equilíbrio e ritmo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR06, que aborda o desenvolvimento de habilidades motoras. Os alunos podem ser divididos em grupos para realizar uma série de desafios de dança, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

7. Dança e Tecnologia: Criando Vídeos de Coreografias

Os alunos podem utilizar a tecnologia para gravar suas coreografias e criar um vídeo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR07, que incentiva o uso de tecnologias digitais nas artes. Os alunos podem editar os vídeos e apresentá-los para a turma, promovendo a reflexão sobre a utilização da tecnologia na dança e nas artes em geral.

8. Dança e Cultura Popular

Os alunos podem explorar as danças populares brasileiras, como o samba, o forró e o frevo. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre a origem e a importância cultural dessas danças, relacionando-se à habilidade BNCC EF15AR02. Os alunos podem realizar apresentações práticas, onde cada grupo demonstra um estilo de dança popular, promovendo o respeito e a valorização da cultura local.

9. Dança e Saúde: Benefícios do Movimento

Os alunos podem investigar os benefícios da dança para a saúde física e mental. Essa atividade pode incluir discussões sobre como a dança pode ser uma forma de exercício e expressão emocional. A habilidade BNCC EF15AR08, que trata da relação entre arte e saúde, pode ser explorada. Os alunos podem criar um cartaz informativo sobre os benefícios da dança e apresentá-lo para a turma.

10. Dança e Interpretação: O Papel do Intérprete

Os alunos podem ser desafiados a interpretar uma dança famosa, explorando a técnica e a emoção envolvidas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR09, que aborda a interpretação e a performance na dança. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos para criar uma apresentação que reflita sua interpretação da dança escolhida, promovendo a criatividade e a expressão pessoal.