15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre unidade e dezena

1. Jogo da Memória com Unidades e Dezenas

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representem unidades e dezenas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como 10 e 1, 20 e 2. Essa atividade estimula a memória e a compreensão das relações entre os números. Habilidade BNCC: EF02MA06.

2. Contagem de Objetos

Proponha que os alunos contem objetos da sala, como lápis ou livros, e os classifiquem em unidades e dezenas. Por exemplo, 23 lápis podem ser representados como 2 dezenas e 3 unidades. Essa atividade ajuda na visualização e na prática da decomposição numérica. Habilidade BNCC: EF02MA06.

3. Criação de Gráficos

Os alunos podem coletar dados sobre a quantidade de frutas que cada um trouxe para a aula e, em seguida, criar gráficos que representem essas quantidades em unidades e dezenas. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação de dados e visualização numérica. Habilidade BNCC: EF02MA07.

4. Bingo de Números

Organize um bingo onde os números sorteados devem ser identificados em suas formas de unidade e dezena. Por exemplo, se o número 34 for sorteado, os alunos devem reconhecer que são 3 dezenas e 4 unidades. Essa atividade promove a identificação e a relação entre os números. Habilidade BNCC: EF02MA06.

5. Construção de Números com Material Dourado

Utilize material dourado para que os alunos construam números de até 100, representando unidades e dezenas. Essa atividade prática facilita a compreensão da estrutura do sistema decimal e a relação entre as quantidades. Habilidade BNCC: EF02MA06.

6. Desafio das Dezenas

Proponha um desafio em que os alunos devem formar o maior número possível utilizando unidades e dezenas. Por exemplo, se eles têm 4 dezenas e 8 unidades, o maior número que podem formar é 48. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade. Habilidade BNCC: EF02MA06.

7. Jogo de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas de acordo com a soma de unidades e dezenas que tiram em um dado. Por exemplo, se tirarem 2 e 3, devem avançar 5 casas. Essa atividade promove a prática de adição e a compreensão do valor posicional. Habilidade BNCC: EF02MA06.

8. Atividade de Desenho

Peça aos alunos que desenhem um número e o representem em unidades e dezenas. Por exemplo, para o número 45, eles devem desenhar 4 grupos de dez e 5 unidades. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual dos números. Habilidade BNCC: EF02MA06.

9. Caça ao Tesouro Numérico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar cartões escondidos com números e, em seguida, classificá-los em unidades e dezenas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a prática de habilidades matemáticas. Habilidade BNCC: EF02MA06.

10. Criação de Histórias com Números

Os alunos devem criar pequenas histórias que envolvam números, utilizando unidades e dezenas. Por exemplo, “Eu tenho 2 dezenas de maçãs e 3 unidades de bananas”. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática da matemática no cotidiano. Habilidade BNCC: EF02MA06.

11. Montagem de Quebra-Cabeça Numérico

Crie um quebra-cabeça onde os alunos devem montar números a partir de peças que representam unidades e dezenas. Essa atividade ajuda na visualização e na compreensão do sistema decimal. Habilidade BNCC: EF02MA06.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Realize um jogo de perguntas e respostas sobre unidades e dezenas, onde os alunos devem responder questões como “Quantas unidades há em 50?” ou “Quantas dezenas há em 72?”. Essa atividade promove a revisão e a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF02MA06.

13. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes números em unidades e dezenas, utilizando desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual dos números. Habilidade BNCC: EF02MA06.

14. Atividade de Comparação

Proponha uma atividade onde os alunos devem comparar números em unidades e dezenas, utilizando símbolos de maior, menor e igual. Por exemplo, comparar 30 e 3. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a habilidade de comparação. Habilidade BNCC: EF02MA06.

15. Contagem Regressiva

Realize uma contagem regressiva em sala de aula, onde os alunos devem identificar as unidades e dezenas à medida que contam. Por exemplo, ao contar de 30 a 1, eles devem reconhecer que 30 é 3 dezenas e 0 unidades. Essa atividade promove a prática da contagem e a compreensão do valor posicional. Habilidade BNCC: EF02MA06.