15 Ideias de Atividades (BNCC) trabalhar a tabuada nos anos iniciais

1. Jogo da Memória com Tabuada

Uma atividade divertida que envolve a criação de cartas com operações de multiplicação e seus respectivos resultados. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memorização e a agilidade no cálculo. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

2. Bingo da Tabuada

Os alunos recebem cartelas de bingo com resultados de multiplicações. O professor sorteia as operações e os alunos marcam os resultados em suas cartelas. O jogo promove a prática da tabuada de forma lúdica e competitiva. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem situações que exigem o uso da tabuada. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

4. Música da Tabuada

Os alunos podem criar ou adaptar músicas conhecidas para incluir as tabuadas. Essa atividade ajuda na memorização através da musicalidade, tornando o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

5. Atividades com Material Manipulativo

Utilizar blocos de montar ou outros materiais manipulativos para representar as operações de multiplicação. Os alunos podem visualizar e entender melhor o conceito de multiplicação. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

6. Jogos de Tabuada Online

Incorporar jogos educativos disponíveis na internet que abordam a tabuada. Os alunos podem jogar em duplas ou individualmente, promovendo a competição saudável e o aprendizado. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

7. Desafios de Tabuada

Organizar desafios em sala de aula onde os alunos devem resolver operações de multiplicação em um tempo determinado. Isso estimula a rapidez e a precisão no cálculo. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

8. Tabuada em Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com a tabuada, utilizando desenhos e cores. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo e na expressão artística. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

9. Jogos de Tabuada em Grupo

Formar grupos e criar jogos de tabuada, como caça ao tesouro, onde os alunos precisam resolver operações para avançar. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a colaboração. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

10. Aplicativos de Tabuada

Utilizar aplicativos educativos que ensinam a tabuada de forma interativa. Os alunos podem praticar em casa ou na escola, tornando o aprendizado mais acessível. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

11. Tabuada com Arte

Integrar a matemática com a arte, onde os alunos criam obras que representem a tabuada, como pinturas ou colagens. Essa atividade promove a interdisciplinaridade. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

12. Competição de Tabuada

Realizar uma competição entre os alunos para ver quem consegue responder mais operações de multiplicação corretamente em um tempo limitado. Essa atividade incentiva a prática e a superação. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

13. Tabuada em Duplas

Os alunos trabalham em duplas para ensinar um ao outro a tabuada, utilizando métodos que considerem as dificuldades do colega. Essa atividade promove a empatia e a colaboração. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

14. Jogos de Tabuada com Dados

Utilizar dados para criar operações de multiplicação. Os alunos lançam os dados e multiplicam os números que saem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: (EF02MA12).

15. Tabuada em Vídeos

Os alunos podem criar vídeos explicativos sobre a tabuada, utilizando recursos visuais e narrativas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidade BNCC: (EF02MA12).