15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto sobre o folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias populares, como “A Lenda do Saci” ou “A Iara”. Os alunos podem se dividir em grupos e cada grupo ficará responsável por uma história. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP14, que aborda a produção e a interpretação de narrativas orais.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches inspirados em personagens do folclore brasileiro, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que trata da apreciação e produção de arte.

3. Danças Folclóricas

Promover uma aula de dança onde os alunos aprendem danças típicas, como o frevo ou a quadrilha. Essa atividade pode ser realizada em grupos e culminar em uma apresentação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que envolve a prática de atividades corporais.

4. Criação de Mapa do Folclore

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as diferentes lendas e personagens folclóricos de cada região. Essa atividade estimula o conhecimento geográfico e cultural. A habilidade BNCC correspondente é EF15GE01, que aborda a leitura e a produção de mapas.

5. Teatro de Sombras

Os alunos podem realizar uma apresentação de teatro de sombras utilizando fantoches e histórias do folclore. Essa atividade desenvolve habilidades de expressão e interpretação. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que trata da linguagem teatral.

6. Oficina de Artesanato

Os alunos podem participar de uma oficina de artesanato, criando objetos inspirados no folclore, como bonecos de pano ou máscaras. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que envolve a produção de arte.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro, onde os alunos podem testar seus conhecimentos. Essa atividade pode ser realizada em grupos e estimula a competição saudável. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP15, que aborda a leitura e interpretação de textos.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em lendas folclóricas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP13, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

9. Pesquisa sobre Folclore Regional

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre o folclore de sua região, apresentando suas descobertas em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP16, que envolve a pesquisa e a produção de textos informativos.

10. Criação de Música Folclórica

Os alunos podem compor uma música inspirada em temas do folclore, utilizando instrumentos simples. Essa atividade estimula a criatividade musical e a expressão artística. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR04, que trata da apreciação e produção musical.