15 Ideias de Atividades (BNCC) terrário

1. Montagem de Terrário com Plantas Nativas

Uma atividade que promove a conscientização ambiental é a montagem de terrários utilizando plantas nativas da região. Os alunos podem pesquisar sobre as espécies locais e suas características, promovendo a habilidade EF02CI02 da BNCC, que envolve a identificação de seres vivos e suas interações no ambiente.

2. Estudo do Ciclo de Vida das Plantas

Os alunos podem criar um terrário e observar o ciclo de vida das plantas, desde a germinação até a maturidade. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI03, que aborda a observação e descrição de fenômenos naturais, permitindo que os estudantes compreendam melhor os processos biológicos.

3. Experimentos com Microclimas

Os estudantes podem realizar experimentos para observar como diferentes condições de luz e umidade afetam o crescimento das plantas dentro do terrário. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI04, que incentiva a investigação e a formulação de hipóteses sobre fenômenos naturais.

4. Criação de um Diário de Observação

Criar um diário de observação onde os alunos registram o crescimento e as mudanças no terrário ao longo do tempo é uma excelente forma de desenvolver a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos e a organização de informações de forma clara e coerente.

5. Discussão sobre Sustentabilidade

Promover uma discussão sobre a importância da sustentabilidade e como os terrários podem ser uma forma de cultivo responsável. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF12CI07, que trata da análise crítica de questões ambientais e sociais.

6. Criação de Terrários em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar terrários, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP01, que envolve a interação e a troca de ideias entre os estudantes.

7. Apresentação dos Terrários

Após a montagem, os alunos podem apresentar seus terrários para a turma, explicando as escolhas feitas e o que aprenderam. Essa atividade promove a habilidade EF15LP03, que envolve a apresentação de ideias e a argumentação.

8. Pesquisa sobre Plantas Medicinais

Os alunos podem pesquisar sobre plantas que podem ser utilizadas como medicinais e incluir essas espécies em seus terrários. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI05, que envolve a pesquisa e a valorização do conhecimento tradicional sobre plantas.

9. Criação de Terrários em Recipientes Reciclados

Utilizar materiais reciclados para a montagem dos terrários é uma ótima forma de ensinar sobre reciclagem e reutilização. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF12CI06, que aborda a importância da gestão de resíduos e o consumo consciente.

10. Observação de Insetos no Terrário

Os alunos podem observar a presença de insetos no terrário e discutir seu papel no ecossistema. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI01, que envolve a observação de seres vivos e suas interações no ambiente, promovendo uma compreensão mais ampla da biodiversidade.