15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a ditadura militar no Brasil

1. Debate sobre a Ditadura Militar

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir os principais eventos da ditadura militar no Brasil. Divida a turma em grupos, cada um representando diferentes perspectivas, como a visão dos militares, dos opositores e da sociedade civil. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13CHS101), que aborda a análise crítica de diferentes fontes históricas.

2. Criação de Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo que destaque os principais eventos da ditadura militar, como o golpe de 1964, a AI-5 e a redemocratização. Essa atividade estimula a habilidade BNCC (EM13CHS102), que envolve a organização cronológica de eventos históricos e a compreensão de suas consequências.

3. Análise de Documentos Históricos

Proponha que os alunos analisem documentos históricos, como cartas, discursos e reportagens da época da ditadura. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13CHS103), que incentiva a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos históricos.

4. Produção de Vídeo Documentário

Os alunos podem produzir um vídeo documentário sobre a ditadura militar, utilizando entrevistas, imagens de arquivo e narrações. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC (EM13ETC101), que envolve a produção de conteúdos audiovisuais e a reflexão sobre a linguagem utilizada.

5. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os principais personagens da ditadura militar, como figuras políticas e líderes de movimentos de resistência. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EM13CHS104), que trata da pesquisa e apresentação de informações de forma clara e objetiva.

6. Simulação de Audiência Pública

Realize uma simulação de audiência pública onde os alunos possam representar diferentes grupos sociais da época, discutindo as consequências da ditadura. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13CHS105), que envolve a argumentação e o debate sobre temas sociais e políticos.

7. Estudo de Caso: O AI-5

Proponha um estudo de caso sobre o Ato Institucional Número 5 (AI-5), suas implicações e consequências. Os alunos podem trabalhar em grupos para apresentar suas conclusões. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC (EM13CHS106), que envolve a análise crítica de legislações e suas repercussões sociais.

8. Pesquisa sobre a Resistência

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os movimentos de resistência durante a ditadura, como a luta armada e os movimentos estudantis. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EM13CHS107), que incentiva a investigação de diferentes formas de resistência e suas motivações.

9. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast discutindo temas relacionados à ditadura militar, como censura, repressão e direitos humanos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC (EM13ETC102), que envolve a produção de conteúdos sonoros e a reflexão sobre a comunicação oral.

10. Análise de Filmes e Documentários

Proponha que os alunos assistam a filmes e documentários sobre a ditadura militar e realizem uma análise crítica. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13CHS108), que incentiva a interpretação de obras audiovisuais e sua relação com a história.