15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre poema e poesia

1. Criação de Poemas em Grupo

Divida a turma em pequenos grupos e proponha que cada um crie um poema coletivo. Os alunos devem discutir temas, escolher palavras e decidir a estrutura do poema. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem diferentes estilos poéticos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Análise de Poemas Clássicos

Selecione alguns poemas clássicos da literatura brasileira e peça aos alunos que analisem os elementos presentes, como rimas, métrica e figuras de linguagem. Após a análise, promova uma discussão em sala sobre as interpretações e sentimentos que os poemas evocam. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Poesia Visual

Incentive os alunos a criar poesias visuais, onde as palavras formam imagens. Eles podem usar recortes de revistas, desenhos e colagens para dar vida aos seus poemas. Essa atividade integra arte e literatura, promovendo uma experiência sensorial. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Slam de Poesia

Organize um evento de slam de poesia na escola, onde os alunos podem apresentar seus poemas em um formato de competição. Essa atividade promove a expressão oral e a autoconfiança, além de incentivar a apreciação da poesia contemporânea. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Poemas em Cartões Postais

Peça aos alunos que escrevam poemas em cartões postais e os enviem para amigos ou familiares. Essa atividade não só promove a escrita criativa, mas também a troca de experiências e sentimentos através da poesia. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Poesia e Música

Proponha que os alunos escolham uma música que tenha letras poéticas e analisem seu conteúdo. Depois, eles podem criar suas próprias letras inspiradas na música escolhida. Essa atividade conecta a poesia à música, mostrando suas semelhanças. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Poemas de Haikai

Ensine os alunos a estrutura do haikai e peça que escrevam seus próprios haikais sobre a natureza ou suas emoções. Essa atividade ajuda os alunos a praticar a concisão e a observação do mundo ao seu redor. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Poesia em Movimento

Incentive os alunos a criar uma coreografia que represente um poema. Eles devem interpretar o texto através do movimento, explorando como a dança pode expressar sentimentos e ideias poéticas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Jogo de Palavras

Realize um jogo onde os alunos devem criar versos a partir de palavras sorteadas. Essa atividade estimula a criatividade e a agilidade mental, além de ser uma forma divertida de explorar a poesia. Habilidade BNCC: EF15LP07.

10. Poesia e Fotografia

Peça aos alunos que tirem fotos que representem sentimentos ou temas de um poema que eles escolheram. Depois, eles devem apresentar a foto e o poema para a turma, promovendo uma discussão sobre a relação entre imagem e texto. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Poemas de Amor e Amizade

Proponha que os alunos escrevam poemas dedicados a pessoas especiais em suas vidas, como amigos ou familiares. Essa atividade permite que eles expressem seus sentimentos de forma poética e pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP08.

12. Poesia e Natureza

Leve os alunos para um passeio ao ar livre e peça que escrevam poemas inspirados na natureza. Essa atividade conecta os alunos com o meio ambiente e estimula a observação e a sensibilidade. Habilidade BNCC: EF15LP09.

13. Poemas em Dupla

Forme duplas e peça que cada aluno escreva um verso, alternando entre eles até completar um poema. Essa atividade promove a colaboração e a troca de ideias, além de ser uma forma divertida de criar poesia. Habilidade BNCC: EF15LP10.

14. Poesia e Tecnologia

Utilize aplicativos de criação de poesia digital, onde os alunos podem experimentar diferentes estilos e formatos. Essa atividade integra tecnologia à literatura, tornando a poesia mais acessível e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP11.

15. Poesia e Identidade

Peça aos alunos que escrevam poemas que reflitam sua identidade e experiências pessoais. Essa atividade promove a autoexpressão e a reflexão sobre quem eles são, utilizando a poesia como meio de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP12.