15 Ideias de Atividades (BNCC) animais jardim 1

1. Criação de um Jardim de Animais de Papel

Nesta atividade, os alunos podem criar um jardim utilizando recortes de animais feitos de papel. Cada aluno escolherá um animal que habita o jardim, como borboletas, joaninhas ou sapos. Os alunos devem pesquisar sobre o animal escolhido, suas características e habitat, e apresentar suas descobertas para a turma. Esta atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI01, que envolve a observação e descrição de seres vivos.

2. Contação de Histórias sobre Animais do Jardim

Os alunos podem participar de uma roda de contação de histórias onde cada um traz uma história sobre um animal que vive no jardim. A atividade estimula a criatividade e a oralidade, além de promover a troca de experiências. A habilidade BNCC EF15LP01 é contemplada, pois envolve a produção e a apreciação de narrativas.

3. Jogo da Memória com Animais do Jardim

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando imagens de animais que vivem em jardins. Cada aluno pode desenhar ou imprimir as imagens e, em seguida, jogar em duplas ou grupos. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória visual e o reconhecimento de diferentes espécies, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que trata da identificação de seres vivos.

4. Observação de Animais no Jardim da Escola

Organizar uma atividade de observação no jardim da escola, onde os alunos devem identificar e registrar os animais que encontram. Eles podem utilizar cadernos de campo para anotar suas observações e desenhar os animais. Essa atividade promove a curiosidade científica e está relacionada à habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a exploração do ambiente.

5. Criação de um Mural dos Animais do Jardim

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mural que represente os animais que habitam o jardim. Eles podem incluir informações sobre cada animal, como alimentação e habitat. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI04, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações.

6. Música e Dança dos Animais do Jardim

Os alunos podem criar uma coreografia inspirada nos movimentos dos animais que vivem no jardim. Eles podem escolher uma música e representar os animais através da dança. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a expressão artística.

7. Experiência de Plantio de Flores Atrativas para Animais

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio de flores que atraem polinizadores, como abelhas e borboletas. Eles aprenderão sobre a importância das plantas para os animais e o ecossistema. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI05, que trata da relação entre seres vivos e o ambiente.

8. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Animais do Jardim

Organizar um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem responder sobre os animais que vivem no jardim. As perguntas podem incluir características, hábitos e curiosidades. Essa atividade estimula o aprendizado colaborativo e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a interação e o diálogo.

9. Criação de um Diário de Observação dos Animais

Cada aluno pode criar um diário onde registrará suas observações sobre os animais que encontram no jardim ao longo do tempo. Eles podem incluir desenhos, descrições e reflexões. Essa atividade promove a escrita e a observação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos.

10. Teatro de Fantoches com Animais do Jardim

Os alunos podem criar fantoches de animais que vivem no jardim e encenar uma peça teatral. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e o trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e a apresentação de produções artísticas.