15 Ideias de Atividades (BNCC) simples ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (Habilidade: EF15LP01)

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com definições e termos, promovendo a revisão de conceitos de forma lúdica. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias, além de incentivar o trabalho em grupo.

2. Produção de Texto Coletiva (Habilidade: EF15LP02)

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma frase, e o texto é construído de forma colaborativa. Essa atividade desenvolve a criatividade, a escrita e a habilidade de ouvir e respeitar as ideias dos colegas. Ao final, o texto pode ser lido em voz alta, promovendo a oralidade.

3. Mapa Conceitual (Habilidade: EF15CI01)

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema estudado, utilizando palavras-chave e conexões entre os conceitos. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as relações entre os conteúdos, facilitando a compreensão e a memorização. Os mapas podem ser apresentados para a turma, promovendo a troca de ideias.

4. Teatro de Fantoches (Habilidade: EF15AR01)

Os alunos criam fantoches e encenam uma história relacionada ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, proporciona uma forma divertida de revisar o conteúdo, permitindo que os alunos se envolvam emocionalmente com a aprendizagem.

5. Caça ao Tesouro (Habilidade: EF15MA01)

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam questões matemáticas ou científicas. Os alunos devem resolver os desafios para encontrar o próximo local. Essa atividade promove o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

6. Criação de Quadrinhos (Habilidade: EF15LP03)

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que represente um tema estudado. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a habilidade de síntese, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Os quadrinhos podem ser expostos na sala de aula, promovendo a valorização do trabalho dos alunos.

7. Experimentos Científicos (Habilidade: EF15CI02)

Realizar experimentos simples em sala de aula para ilustrar conceitos científicos. Os alunos podem trabalhar em grupos para planejar e executar os experimentos, registrando suas observações. Essa atividade promove a curiosidade, o método científico e a capacidade de trabalhar em equipe, além de tornar o aprendizado mais dinâmico e prático.

8. Debate sobre Temas Relevantes (Habilidade: EF15LP04)

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema atual ou relevante para os alunos. Essa atividade estimula o pensamento crítico, a argumentação e a habilidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos, promovendo a autonomia e a responsabilidade na aprendizagem.

9. Criação de Blog (Habilidade: EF15LP05)

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, escrevendo posts e compartilhando informações. Essa atividade desenvolve a escrita, a pesquisa e a habilidade de se comunicar de forma clara e objetiva. Além disso, permite que os alunos explorem a tecnologia de forma criativa e educativa.

10. Jogo de Perguntas e Respostas (Habilidade: EF15LP06)

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem responde mais perguntas corretamente. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma divertida, estimula o trabalho em equipe e a competitividade saudável.