15 Ideias de Atividades (BNCC) séries iniciais ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições, utilizando a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a interação e o aprendizado de forma divertida.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizando fantoches, os professores podem contar histórias que abordem temas do cotidiano e valores sociais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02. Os alunos podem participar da contação, criando suas próprias narrativas e desenvolvendo a criatividade e a expressão oral.

3. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um texto coletivo, seguindo a habilidade BNCC EF15LP03. Essa atividade estimula a colaboração, a escrita e a revisão de textos, além de permitir que os alunos expressem suas ideias e opiniões sobre um tema específico.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Uma atividade que envolve resolução de problemas matemáticos em um formato de caça ao tesouro. Os alunos devem resolver enigmas e cálculos para encontrar pistas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA01. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a aplicação prática da matemática.

5. Experimentos Científicos Simples

Os professores podem realizar experimentos simples que abordem conceitos de ciências, como a mistura de cores ou reações químicas básicas, seguindo a habilidade BNCC EF15CI01. Essa atividade estimula a curiosidade e o método científico, permitindo que os alunos observem e analisem os resultados.

6. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes que abordem a importância da sustentabilidade e do meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EF15GE01. Essa atividade desenvolve a criatividade e a consciência ambiental, além de incentivar a pesquisa sobre o tema.

7. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos curriculares, como matemática e português, pode ser uma forma divertida de aprender. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas e a aplicação de conceitos matemáticos em situações do dia a dia.

8. Atividades de Leitura em Voz Alta

Os alunos podem se revezar na leitura de textos em voz alta, desenvolvendo a fluência e a compreensão leitora, conforme a habilidade BNCC EF15LP04. Essa atividade também pode incluir discussões sobre o texto lido, promovendo a interpretação e a análise crítica.

9. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre temas estudados, utilizando a habilidade BNCC EF15LP05. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação, além de permitir que os alunos compartilhem seus conhecimentos com os colegas.

10. Dinâmicas de Grupo sobre Respeito e Diversidade

Realizar dinâmicas que abordem temas como respeito e diversidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01. Essas atividades promovem a empatia e a convivência harmoniosa entre os alunos, além de desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a formação integral.