15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino médio física

1. Experimentos de Queda Livre

Uma atividade prática que envolve a medição do tempo de queda de diferentes objetos. Os alunos podem utilizar cronômetros e régua para calcular a aceleração da gravidade. Essa atividade está alinhada com a habilidade EM13CNT101, que aborda a investigação de fenômenos físicos.

2. Simulação de Movimento Uniforme

Utilizando softwares de simulação, os alunos podem observar e analisar o movimento uniforme de um carro em uma pista. Essa atividade promove a compreensão dos conceitos de velocidade e distância, alinhando-se à habilidade EM13CNT102.

3. Construção de Pêndulos

Os alunos podem construir pêndulos com materiais simples e investigar a relação entre o comprimento do fio e o período de oscilação. Essa atividade está relacionada à habilidade EM13CNT103, que envolve a análise de movimentos periódicos.

4. Estudo da Energia Potencial e Cinética

Os alunos podem realizar experimentos com rampas para observar a conversão de energia potencial em energia cinética. Essa atividade se alinha à habilidade EM13CNT104, que trata da energia em suas diferentes formas.

5. Análise de Gráficos de Movimento

Os alunos podem coletar dados de movimento e representá-los graficamente. Essa atividade ajuda na interpretação de gráficos e está alinhada com a habilidade EM13CNT105, que envolve a leitura e interpretação de gráficos de movimento.

6. Estudo da Lei de Hooke

Os alunos podem investigar a relação entre a força aplicada e a deformação de molas. Essa atividade prática está alinhada com a habilidade EM13CNT106, que aborda as propriedades dos materiais e suas deformações.

7. Experimentos com Circuitos Elétricos

Os alunos podem montar circuitos simples para entender conceitos de tensão, corrente e resistência. Essa atividade está em conformidade com a habilidade EM13CNT107, que trata de circuitos elétricos e suas aplicações.

8. Estudo do Princípio de Arquimedes

Os alunos podem realizar experimentos para entender a flutuabilidade e o princípio de Arquimedes. Essa atividade prática está alinhada com a habilidade EM13CNT108, que envolve a análise de fluidos e suas propriedades.

9. Investigação da Termodinâmica

Os alunos podem explorar conceitos de calor e temperatura através de experimentos simples, como a dilatação térmica de sólidos. Essa atividade se relaciona à habilidade EM13CNT109, que aborda a termodinâmica e suas aplicações.

10. Análise de Ondas Sonoras

Os alunos podem estudar a propagação de ondas sonoras utilizando tubos e instrumentos musicais. Essa atividade está alinhada com a habilidade EM13CNT110, que trata das ondas e suas características.

11. Experimentos com Lentes e Óptica

Os alunos podem realizar atividades que envolvem a refração e reflexão da luz utilizando lentes. Essa atividade se alinha à habilidade EM13CNT111, que aborda a óptica e suas aplicações.

12. Estudo da Radioatividade

Os alunos podem investigar os conceitos de radioatividade e suas aplicações na medicina e energia. Essa atividade está em conformidade com a habilidade EM13CNT112, que trata da física moderna e suas implicações.

13. Construção de Modelos de Estruturas

Os alunos podem criar modelos de pontes ou edifícios para entender os princípios de resistência dos materiais. Essa atividade está alinhada com a habilidade EM13CNT113, que envolve a engenharia e a física aplicada.

14. Estudo do Movimento Circular

Os alunos podem explorar o movimento circular através de atividades práticas, como o uso de um giroscópio. Essa atividade se relaciona à habilidade EM13CNT114, que aborda o movimento circular e suas características.

15. Análise de Fenômenos Naturais

Os alunos podem investigar fenômenos naturais, como terremotos e tsunamis, utilizando dados reais. Essa atividade está alinhada com a habilidade EM13CNT115, que envolve a análise de fenômenos físicos na natureza.