15 Ideias de Atividades (BNCC) completo com a temática da cultura afrodescendente

1. Contação de Histórias Afro-Brasileiras

Uma atividade que envolve a contação de histórias que abordam a cultura afrodescendente, como lendas e mitos africanos. Os alunos podem ser incentivados a criar suas próprias narrativas inspiradas nas histórias contadas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Oficina de Danças Afro-Brasileiras

Promover uma oficina onde os alunos aprendem danças típicas de culturas afrodescendentes, como o samba de roda ou o jongo. Essa atividade pode ser ligada à habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e prática de diferentes linguagens artísticas.

3. Criação de Painéis sobre Personalidades Afro-Brasileiras

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar e criar painéis informativos sobre personalidades importantes da cultura afrodescendente, como Zumbi dos Palmares e Maria Firmina dos Reis. Essa tarefa está relacionada à habilidade EF15HI01, que envolve a pesquisa e apresentação de informações históricas.

4. Produção de Música e Rimas

Os alunos podem criar letras de músicas ou rimas que abordem temas da cultura afrodescendente, utilizando elementos da oralidade. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP02, que envolve a criação de textos poéticos e musicais.

5. Exposição de Artesanato Afro-Brasileiro

Organizar uma exposição onde os alunos possam apresentar artesanatos inspirados na cultura afrodescendente, como a confecção de colares e máscaras. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR02, que trata da produção de obras de arte.

6. Debate sobre Racismo e Igualdade

Promover um debate em sala de aula sobre questões de racismo e igualdade racial, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e reflexões. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CS01, que envolve a discussão de temas sociais e éticos.

7. Criação de um Livro de Receitas Afro-Brasileiras

Os alunos podem coletar e criar um livro de receitas de pratos típicos da culinária afro-brasileira, como a feijoada e o acarajé. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI01, que envolve a pesquisa e a produção de textos informativos.

8. Visita a Museus ou Centros Culturais

Organizar uma visita a museus ou centros culturais que abordem a história e a cultura afrodescendente, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI02, que envolve a análise de fontes históricas.

9. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente a cultura afrodescendente, utilizando diferentes técnicas artísticas. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR03, que trata da colaboração em projetos artísticos.

10. Estudo de Músicas Afro-Brasileiras

Realizar uma atividade onde os alunos escutam e analisam músicas de artistas afro-brasileiros, discutindo suas letras e contextos históricos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR04, que envolve a apreciação da música e sua relação com a cultura.