15 Ideias de Atividades (BNCC) para um conteúdo de ciências da EJA

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas é uma maneira eficaz de ensinar os alunos sobre fotossíntese e os ciclos de vida das plantas. Os alunos podem cultivar sementes em diferentes condições de luz e umidade, registrando suas observações. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIENCIAS-3 da BNCC, que aborda a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Explorar o ciclo da água através de maquetes ou simulações ajuda os alunos a entenderem os processos de evaporação, condensação e precipitação. Os alunos podem criar um ciclo da água em miniatura utilizando garrafas PET, o que se relaciona com a habilidade CIENCIAS-4 da BNCC, que trata da compreensão dos ciclos naturais.

3. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem realizar atividades práticas utilizando ímãs para explorar os princípios do magnetismo. Eles podem investigar quais materiais são atraídos por ímãs e quais não são, promovendo a curiosidade científica. Esta atividade está conectada à habilidade CIENCIAS-5 da BNCC, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

4. Observação de Insetos

Organizar uma saída de campo para observar insetos no ambiente escolar ou em um parque local permite que os alunos aprendam sobre biodiversidade e ecossistemas. Eles podem documentar as características dos insetos encontrados, alinhando-se à habilidade CIENCIAS-6 da BNCC, que enfatiza a observação de seres vivos.

5. Construção de Terrários

A construção de terrários é uma atividade que permite aos alunos entenderem os ecossistemas fechados e a importância da água e do solo. Os alunos podem criar seus próprios terrários e monitorar o crescimento das plantas, o que se relaciona com a habilidade CIENCIAS-7 da BNCC, que aborda a interação entre os seres vivos e o ambiente.

6. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, pode ser uma forma divertida de ensinar conceitos de química. Os alunos podem observar as mudanças e registrar suas descobertas, alinhando-se à habilidade CIENCIAS-8 da BNCC, que trata da investigação de reações químicas.

7. Estudo do Sistema Solar

Promover uma atividade em que os alunos criem modelos do sistema solar ajuda a entender a posição e o movimento dos planetas. Os alunos podem usar materiais recicláveis para construir seus modelos, o que se relaciona com a habilidade CIENCIAS-9 da BNCC, que aborda a compreensão do espaço e do universo.

8. Análise de Água

Coletar amostras de água de diferentes fontes e realizar testes de pH e turbidez permite que os alunos aprendam sobre a qualidade da água. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIENCIAS-10 da BNCC, que envolve a análise de recursos naturais e sua preservação.

9. Observação do Clima

Os alunos podem criar um diário do clima, registrando as condições meteorológicas ao longo de uma semana. Essa atividade ajuda a entender os fenômenos climáticos e suas variações, alinhando-se à habilidade CIENCIAS-11 da BNCC, que trata da observação de fenômenos atmosféricos.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental incentiva os alunos a refletirem sobre suas ações. Essa atividade está conectada à habilidade CIENCIAS-12 da BNCC, que aborda a responsabilidade socioambiental.