15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a lua

1. Observação da Lua com Telescópios

Uma atividade prática que pode ser realizada em sala de aula ou em um ambiente externo é a observação da lua utilizando telescópios. Os alunos poderão observar as crateras, mares e outros detalhes da superfície lunar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI03 da BNCC, que propõe a investigação de fenômenos naturais por meio de observações e experimentos.

2. Criação de um Diário Lunar

Os alunos podem criar um diário lunar onde registrarão as fases da lua ao longo de um mês. Eles devem anotar as observações sobre as mudanças visuais e suas reflexões. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que incentiva a produção de textos com diferentes finalidades e gêneros.

3. Mapa das Fases da Lua

Os estudantes podem elaborar um mapa das fases da lua, desenhando e colorindo cada fase. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre as fases lunares e está alinhada à habilidade EF05CI04, que envolve a representação de fenômenos naturais.

4. Experimento sobre Gravidade e Marés

Realizar um experimento simples que demonstre a influência da lua nas marés. Os alunos podem usar recipientes com água e objetos para simular a atração gravitacional. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05CI06, que envolve a análise de fenômenos físicos.

5. Contação de Histórias sobre a Lua

Promover uma sessão de contação de histórias que envolvam a lua, como mitos e lendas de diferentes culturas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP01, que propõe a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

6. Criação de Poemas sobre a Lua

Os alunos podem escrever poemas inspirados na lua, explorando sua beleza e mistério. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos poéticos e criativos.

7. Experiência de Arte com a Lua

Utilizando tintas e materiais recicláveis, os alunos podem criar obras de arte que representem a lua e suas fases. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01, que envolve a criação de produções artísticas.

8. Simulação de Eclipses Lunares

Os alunos podem realizar uma simulação de eclipses lunares utilizando lanternas e bolas para representar a terra, a lua e o sol. Essa atividade atende à habilidade EF05CI05, que envolve a compreensão de fenômenos astronômicos.

9. Pesquisa sobre a Lua

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a lua, abordando temas como sua formação, composição e importância para a Terra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI01, que propõe a investigação de temas científicos.

10. Criação de um Mural sobre a Lua

Os estudantes podem criar um mural colaborativo que represente diferentes aspectos da lua, incluindo suas fases, mitos e curiosidades. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que incentiva a apreciação e a produção de obras de arte coletivas.