15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia para 3º ano fundamental

1. Mapa da Classe

Uma atividade que envolve a criação de um mapa da sala de aula, onde os alunos devem identificar e desenhar os diferentes espaços e objetos presentes. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a colaboração e a observação. Habilidade BNCC: GE3U101.

2. Jogo de Localização

Os alunos podem participar de um jogo de localização, onde devem encontrar diferentes países ou estados em um mapa-múndi. Essa atividade pode ser feita com a utilização de um globo terrestre ou mapas impressos. Habilidade BNCC: GE3U102.

3. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre diferentes biomas do Brasil, incluindo informações sobre a fauna, flora e características geográficas. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: GE3U103.

4. Estudo de Caso: Cidades Brasileiras

Os alunos podem escolher uma cidade brasileira para pesquisar e apresentar suas características geográficas, culturais e econômicas. Essa atividade pode incluir a elaboração de uma apresentação em grupo. Habilidade BNCC: GE3U104.

5. Experiência com Clima

Realizar uma atividade de observação do clima ao longo de uma semana, onde os alunos registram as condições climáticas diárias. Ao final, podem discutir as variações e suas implicações. Habilidade BNCC: GE3U105.

6. Mapa do Brasil

Os alunos podem criar um mapa do Brasil, destacando as regiões e suas características. Essa atividade pode ser complementada com a pesquisa sobre as principais cidades e suas economias. Habilidade BNCC: GE3U106.

7. Entrevista com um Morador

Os alunos podem entrevistar um morador da comunidade para entender melhor a geografia local, incluindo aspectos como o uso do solo e as transformações ao longo do tempo. Habilidade BNCC: GE3U107.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, onde os alunos devem responder questões relacionadas a países, capitais e características geográficas. Habilidade BNCC: GE3U108.

9. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem fictício, onde descrevem uma viagem por diferentes regiões do Brasil, incluindo aspectos geográficos, culturais e gastronômicos. Habilidade BNCC: GE3U109.

10. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos do Brasil e discutir as mudanças geográficas ao longo do tempo, relacionando com eventos históricos importantes. Habilidade BNCC: GE3U110.

11. Atividade de Reciclagem de Mapas

Os alunos podem trazer mapas antigos ou impressos que não utilizam mais e, com a ajuda do professor, transformá-los em novos materiais, como jogos ou colagens. Habilidade BNCC: GE3U111.

12. Pesquisa sobre Recursos Naturais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os recursos naturais de sua região, identificando como são utilizados e sua importância para a economia local. Habilidade BNCC: GE3U112.

13. Estudo sobre a População

Os alunos podem estudar a distribuição da população brasileira, criando gráficos e tabelas que representem dados demográficos. Habilidade BNCC: GE3U113.

14. Visita a um Parque ou Reserva

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural, onde os alunos podem observar a biodiversidade e discutir a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: GE3U114.

15. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas sobre geografia, incluindo textos, fotos e vídeos. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa. Habilidade BNCC: GE3U115.