15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil Dia das Mães

1. Cartão de Dia das Mães

Os alunos podem criar cartões personalizados para suas mães, utilizando papel colorido, canetinhas e adesivos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão afetiva. Habilidade BNCC: EF15LP01 – Produzir textos em diferentes suportes e formatos, considerando o contexto e a intenção comunicativa.

2. Mural da Família

Os estudantes podem montar um mural com fotos e desenhos que representem suas famílias. Essa atividade promove a valorização da família e o respeito às diferentes configurações familiares. Habilidade BNCC: EF02CI01 – Identificar e respeitar as diferentes formas de organização familiar.

3. Poemas para as Mães

Os alunos podem escrever pequenos poemas ou mensagens para suas mães. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita e a sensibilidade em relação aos sentimentos. Habilidade BNCC: EF15LP02 – Produzir textos poéticos, utilizando recursos expressivos.

4. Atividade de Culinária

Realizar uma atividade de culinária onde os alunos ajudam a preparar um lanche especial para suas mães. Essa experiência prática ensina sobre nutrição e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR02 – Participar de atividades de criação e produção, respeitando normas de segurança e higiene.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e apresentar uma pequena peça sobre o Dia das Mães. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR03 – Criar e apresentar produções artísticas, utilizando diferentes linguagens.

6. Desenho da Mamãe

Os alunos desenham suas mães em situações do dia a dia, como trabalhando ou brincando. Essa atividade ajuda a desenvolver a observação e a representação artística. Habilidade BNCC: EF15AR04 – Produzir obras de arte, utilizando diferentes técnicas e materiais.

7. Música em Homenagem às Mães

Os alunos podem aprender e cantar músicas que falem sobre o amor de mãe. Essa atividade promove a musicalidade e a valorização da cultura. Habilidade BNCC: EF15AR05 – Participar de atividades musicais, reconhecendo a importância da música na cultura.

8. Jogo de Memória das Mães

Criar um jogo de memória com imagens que representam atividades que as mães fazem. Essa atividade estimula a memória e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MA01 – Resolver problemas que envolvem a memória e a lógica.

9. História da Mamãe

Os alunos podem contar histórias sobre suas mães, destacando momentos especiais. Essa atividade desenvolve a oralidade e a capacidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15LP03 – Contar e recontar histórias, respeitando a sequência narrativa.

10. Plantio de Flores

Realizar uma atividade de plantio de flores que os alunos poderão levar para suas mães. Essa atividade ensina sobre natureza e cuidado. Habilidade BNCC: EF02CI02 – Reconhecer a importância das plantas e do meio ambiente.