15 Ideias de Atividades (BNCC) de língua portuguesa 9º ano

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema livre ou um tema proposto pelo professor, como “Um dia na vida de um super-herói”. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros, considerando o público e a intenção comunicativa.

2. Análise de Poemas

Os alunos podem analisar poemas de autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade ou Adélia Prado. A atividade pode incluir a identificação de figuras de linguagem e a interpretação do tema central. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06, que aborda a análise de textos poéticos e suas características.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate sobre temas sociais relevantes, como desigualdade ou meio ambiente, pode ser uma excelente forma de desenvolver a argumentação. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e preparar argumentos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP07, que envolve a construção de argumentos em discussões.

4. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, onde publicarão textos, fotos e vídeos. Essa atividade estimula a escrita e a expressão digital, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da produção de textos em diferentes mídias.

5. Leitura e Interpretação de Contos

Selecionar contos de autores contemporâneos e realizar uma leitura coletiva, seguida de uma discussão sobre os personagens e o enredo, é uma ótima atividade. Essa prática está ligada à habilidade EF15LP09, que envolve a interpretação de narrativas.

6. Criação de Roteiro de Teatro

Os alunos podem criar um roteiro de teatro baseado em um conto ou uma história que eles mesmos inventaram. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de estar alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos dramáticos.

7. Análise de Crônicas

Os alunos podem ler e analisar crônicas de autores como Luis Fernando Verissimo. A atividade pode incluir a identificação do ponto de vista do autor e a discussão sobre o contexto social. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP11, que aborda a análise de crônicas e suas características.

8. Produção de Podcast

Os alunos podem produzir um podcast sobre um tema de interesse, onde discutirão ideias e convidarão colegas para participar. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos orais em diferentes formatos.

9. Resenha de Livros

Os alunos podem escolher um livro lido e escrever uma resenha, abordando o enredo, os personagens e a mensagem da obra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP13, que envolve a produção de resenhas e a análise crítica de obras literárias.

10. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem criar palavras cruzadas utilizando vocabulário estudado em sala. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do conteúdo, além de estar relacionada à habilidade EF15LP14, que envolve o uso de vocabulário em diferentes contextos.