15 Ideias de Atividades (BNCC) de filosofia no ensino médio

1. Debate sobre Ética e Moral

Organize um debate em sala de aula onde os alunos discutam questões éticas contemporâneas, como a bioética, direitos humanos e justiça social. Os alunos devem pesquisar diferentes pontos de vista e apresentar argumentos fundamentados. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS101.

2. Análise de Textos Filosóficos

Escolha um texto clássico da filosofia, como trechos de Platão ou Kant, e peça aos alunos que realizem uma análise crítica. Eles devem identificar os principais argumentos e discutir suas implicações. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de textos, conforme a habilidade BNCC EM13CHS102.

3. Criação de um Blog Filosófico

Os alunos podem criar um blog onde discutem temas filosóficos atuais, como a liberdade, a felicidade e a justiça. Eles devem publicar artigos, reflexões e comentários sobre obras filosóficas. Essa atividade estimula a escrita criativa e a expressão de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS103.

4. Projeto de Pesquisa sobre Filósofos

Divida a turma em grupos e atribua a cada um um filósofo famoso. Os alunos devem pesquisar sobre a vida, obra e impacto desse filósofo na sociedade. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação, conforme a habilidade BNCC EM13CHS104.

5. Roda de Conversa sobre Filosofia e Cotidiano

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam relacionar conceitos filosóficos com situações do dia a dia. Eles devem trazer exemplos práticos e discutir como a filosofia pode influenciar decisões e comportamentos. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a aplicação do conhecimento, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS105.

6. Estudo de Caso: Dilemas Éticos

Apresente um dilema ético, como o “trem desgovernado”, e peça aos alunos que discutam as possíveis soluções e suas consequências. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, conforme a habilidade BNCC EM13CHS106.

7. Criação de Cartazes Filosóficos

Os alunos devem criar cartazes que representem conceitos filosóficos, como a justiça ou a liberdade. Eles podem usar imagens, citações e explicações para ilustrar suas ideias. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS107.

8. Análise de Filmes com Temas Filosóficos

Escolha um filme que aborde questões filosóficas, como “A Vida é Bela” ou “Matrix”, e peça aos alunos que analisem os temas apresentados. Eles devem discutir como o filme reflete ou questiona conceitos filosóficos. Essa atividade promove a análise crítica e a interpretação de mídias, conforme a habilidade BNCC EM13CHS108.

9. Simulação de Julgamento

Realize uma simulação de julgamento onde os alunos assumem papéis de juízes, advogados e réus em um caso que envolva questões éticas. Eles devem argumentar e defender suas posições, desenvolvendo habilidades de oratória e raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC EM13CHS109.

10. Reflexão Escrita sobre Filosofia

Peça aos alunos que escrevam uma reflexão pessoal sobre um tema filosófico que os impactou. Eles devem expressar suas opiniões e justificar suas crenças. Essa atividade estimula a auto-reflexão e a expressão escrita, conforme a habilidade BNCC EM13CHS110.