15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 8º ano

1. Jogo de Tabuada Interativo

Utilize jogos interativos para ensinar a tabuada de forma divertida. Os alunos podem jogar em grupos, utilizando tablets ou computadores. A atividade pode incluir desafios de tempo e pontuação, estimulando a competição saudável. Habilidade BNCC: EF07MA01.

2. Construção de Gráficos com Dados Reais

Peça aos alunos que coletem dados sobre a temperatura diária durante uma semana e construam gráficos de linha ou de barras. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de dados e a visualização de informações. Habilidade BNCC: EF07MA06.

3. Resolução de Problemas com Frações

Apresente problemas do cotidiano que envolvam frações, como receitas culinárias ou divisão de pizzas. Os alunos devem resolver os problemas em grupos e apresentar suas soluções. Habilidade BNCC: EF07MA03.

4. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas. Eles devem elaborar as regras e o tabuleiro, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF07MA02.

5. Simulação de Compras

Organize uma atividade onde os alunos simulem compras em uma loja fictícia, utilizando dinheiro de brinquedo. Eles devem calcular trocos e fazer orçamentos, desenvolvendo habilidades de cálculo e planejamento financeiro. Habilidade BNCC: EF07MA04.

6. Estudo de Geometria com Materiais Recicláveis

Utilize materiais recicláveis para que os alunos construam figuras geométricas. Essa atividade prática ajuda na compreensão das propriedades das formas e incentiva a sustentabilidade. Habilidade BNCC: EF07MA05.

7. Análise de Gráficos Estatísticos

Apresente gráficos estatísticos de pesquisas reais, como dados de população ou consumo. Os alunos devem interpretar os gráficos e discutir as informações apresentadas. Habilidade BNCC: EF07MA06.

8. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos devem criar seus próprios problemas matemáticos, utilizando diferentes operações e contextos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento matemático. Habilidade BNCC: EF07MA03.

9. Estudo de Proporções com Receitas

Utilize receitas culinárias para ensinar proporções. Os alunos podem ajustar as quantidades dos ingredientes para diferentes porções, desenvolvendo habilidades de cálculo e raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF07MA03.

10. Desafio de Matemática em Equipe

Organize um desafio de matemática em equipes, onde os alunos devem resolver uma série de problemas em um tempo determinado. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: EF07MA02.