15 Ideias de Atividades (BNCC) tênis de campo

1. Jogo de Tênis de Campo com Regras Adaptadas

Uma atividade que envolve a adaptação das regras tradicionais do tênis de campo para facilitar a compreensão dos alunos. Os estudantes podem jogar em duplas ou trios, utilizando uma quadra reduzida e raquetes de tamanhos variados. Essa atividade promove a inclusão e a prática do esporte, além de desenvolver habilidades motoras e de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Habilidades com Tênis de Campo

Organizar um circuito onde os alunos passam por diferentes estações que trabalham habilidades específicas do tênis, como saque, forehand e backhand. Cada estação pode ter desafios variados, como acertar alvos ou realizar passes em duplas. Essa atividade estimula a prática e a repetição, fundamentais para o aprendizado motor. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Torneio de Tênis de Campo em Duplas

Realizar um torneio amistoso entre duplas de alunos, onde cada partida é jogada em um formato reduzido, como sets de 4 games. Essa atividade promove a competitividade saudável e o espírito esportivo, além de permitir que os alunos pratiquem as habilidades adquiridas em um ambiente mais formal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Aula de Tática e Estratégia no Tênis de Campo

Dedicar uma aula para discutir e praticar táticas e estratégias de jogo, como posicionamento em quadra e escolha de golpes. Os alunos podem ser divididos em grupos para discutir e apresentar suas estratégias, promovendo o raciocínio crítico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Criação de um Diário de Treino

Incentivar os alunos a manter um diário de treino, onde eles registram suas práticas, reflexões e progressos no tênis de campo. Essa atividade estimula a autoavaliação e a responsabilidade pelo próprio aprendizado, além de permitir que os alunos visualizem sua evolução ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Quebra-Gelo com Tênis de Campo

Utilizar jogos de quebra-gelo que envolvem o tênis de campo, como “Tênis Humano”, onde os alunos se posicionam como raquetes e bolas, promovendo a interação e o entrosamento entre os alunos. Essa atividade é ideal para iniciar as aulas e criar um ambiente descontraído. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Análise de Vídeos de Jogos Profissionais

Assistir e analisar vídeos de jogos profissionais de tênis de campo, discutindo técnicas, táticas e o comportamento dos jogadores. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem melhor o esporte e a se inspirarem em atletas profissionais, além de desenvolver habilidades de observação crítica. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Alongamento e Aquecimento

Incluir uma sessão de alongamento e aquecimento específica para o tênis de campo, ensinando os alunos sobre a importância dessas práticas para prevenir lesões. Os alunos podem aprender diferentes exercícios e até criar sua própria rotina de aquecimento. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Desafio de Saque

Organizar um desafio de saque, onde os alunos tentam acertar alvos específicos na quadra. Essa atividade não apenas melhora a técnica de saque, mas também torna o aprendizado divertido e competitivo. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Criação de uma Apresentação sobre Tênis de Campo

Pedir aos alunos que pesquisem e apresentem sobre a história do tênis de campo, suas regras e principais torneios. Essa atividade estimula a pesquisa, a oratória e o trabalho em grupo, além de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o esporte. Habilidade BNCC: EF15EF10.