15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre retas e ângulos 8º ano

1. Atividade de Identificação de Ângulos

Nesta atividade, os alunos devem identificar diferentes tipos de ângulos (agudos, retos e obtusos) em uma série de imagens. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo suas respostas e justificando suas escolhas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT302.

2. Construção de Ângulos com Transferidor

Os alunos utilizarão um transferidor para construir ângulos de diferentes medidas. Eles devem desenhar os ângulos em um papel milimetrado e rotulá-los corretamente. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade de medir e criar ângulos, conforme a habilidade BNCC EM13MAT303.

3. Jogo de Classificação de Ângulos

Crie um jogo de cartas onde cada carta apresenta um ângulo. Os alunos devem classificar as cartas em grupos de ângulos agudos, retos e obtusos. Essa atividade promove a interação e a aprendizagem colaborativa, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT304.

4. Desenho de Figuras Geométricas

Os alunos devem desenhar figuras geométricas que contenham diferentes tipos de ângulos. Após o desenho, eles devem identificar e marcar os ângulos presentes. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT305.

5. Medição de Ângulos em Sala de Aula

Os alunos usarão um transferidor para medir ângulos formados por móveis e objetos na sala de aula. Eles devem registrar suas medições e discutir as variações encontradas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13MAT306.

6. Criação de um Mapa de Ângulos

Os alunos criarão um mapa que inclua diferentes ângulos em um contexto real, como a planta de uma sala ou um espaço aberto. Eles devem identificar e rotular os ângulos encontrados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT307.

7. Atividade de Ângulos Complementares e Suplementares

Os alunos aprenderão sobre ângulos complementares e suplementares através de exercícios práticos, onde deverão encontrar ângulos que se complementam ou se suplementam em figuras geométricas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT308.

8. Jogo de Tabuleiro de Ângulos

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder perguntas sobre ângulos para avançar. As perguntas podem incluir identificação, classificação e medições de ângulos. Essa atividade promove a revisão e está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT309.

9. Experiência com Ângulos em Projetos de Arte

Os alunos poderão criar obras de arte utilizando ângulos, como em mosaicos ou desenhos geométricos. Após a criação, eles devem apresentar suas obras e explicar os ângulos utilizados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT310.

10. Análise de Ângulos em Arquitetura

Os alunos pesquisarão diferentes edifícios e estruturas arquitetônicas, identificando os ângulos utilizados em seus designs. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13MAT311.