15 Ideias de Atividades (BNCC) do 4º ano de matemática

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com operações matemáticas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como a operação e o resultado. Essa atividade estimula a memória e o raciocínio lógico, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF04MA01.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos a serem resolvidos. Cada resposta correta leva a uma nova pista, até que o “tesouro” final seja encontrado. Essa atividade incentiva a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF04MA02.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre um tema de interesse (como a altura dos colegas) e criam gráficos para representar essas informações. Essa atividade ajuda a entender a importância da representação gráfica e a interpretação de dados. Habilidade BNCC: EF04MA03.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder a perguntas matemáticas para avançar. Essa atividade promove a revisão de conteúdos de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: EF04MA04.

5. Atividades de Medição com Materiais do Dia a Dia

Os alunos utilizam réguas e outros instrumentos de medição para medir objetos da sala de aula. Essa prática ajuda a entender conceitos de comprimento e a importância da precisão nas medições. Habilidade BNCC: EF04MA05.

6. Resolução de Problemas em Grupo

Dividir a turma em grupos e apresentar um problema matemático complexo que eles devem resolver juntos. Essa atividade estimula a colaboração e o desenvolvimento do pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF04MA06.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem situações matemáticas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos matemáticos em contextos diversos. Habilidade BNCC: EF04MA07.

8. Experimentos com Volumes e Capacidades

Realizar experimentos práticos utilizando recipientes de diferentes tamanhos para medir volumes de líquidos. Essa atividade proporciona uma compreensão prática dos conceitos de volume e capacidade. Habilidade BNCC: EF04MA08.

9. Desafios de Lógica Matemática

Apresentar desafios de lógica que envolvem raciocínio matemático. Os alunos devem trabalhar em equipe para encontrar soluções, desenvolvendo habilidades de argumentação e justificativa. Habilidade BNCC: EF04MA09.

10. Criação de um Mercado Simulado

Os alunos participam de um mercado simulado onde devem comprar e vender produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ensina sobre operações financeiras e a importância do planejamento. Habilidade BNCC: EF04MA10.

11. Jogo de Dados com Operações Matemáticas

Utilizar dados para criar operações matemáticas. Os alunos jogam os dados e devem realizar a operação correspondente, promovendo a prática de adição, subtração, multiplicação e divisão. Habilidade BNCC: EF04MA11.

12. Criação de um Calendário Matemático

Os alunos criam um calendário onde cada dia apresenta um desafio matemático. Essa atividade incentiva a prática diária e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF04MA12.

13. Atividades de Classificação de Figuras Geométricas

Os alunos devem classificar diferentes figuras geométricas de acordo com suas características. Essa atividade ajuda a entender conceitos de geometria e suas aplicações. Habilidade BNCC: EF04MA13.

14. Estudo de Sequências Numéricas

Os alunos exploram sequências numéricas e padrões, criando suas próprias sequências e desafiando os colegas a identificá-las. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a percepção de padrões. Habilidade BNCC: EF04MA14.

15. Atividades de Frações com Alimentos

Utilizar alimentos para ensinar frações, como dividir uma pizza ou um bolo em partes iguais. Essa atividade torna o aprendizado mais concreto e visual, facilitando a compreensão do conceito de frações. Habilidade BNCC: EF04MA15.