15 Ideias de Atividades (BNCC) para novembro educação infantil

1. Atividade de Pintura com Folhas de Outono

Nesta atividade, os alunos coletam folhas de diferentes árvores e as utilizam como carimbos para criar obras de arte. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção das mudanças na natureza durante o mês de novembro. Habilidade BNCC: EI02CG02.

2. Contação de Histórias sobre a Natureza

Os professores podem contar histórias que abordem a importância da preservação ambiental, utilizando fantoches ou livros ilustrados. Essa atividade promove a linguagem oral e a escuta atenta. Habilidade BNCC: EI01CG01.

3. Criação de um Jardim Vertical

Os alunos podem participar da montagem de um jardim vertical utilizando garrafas PET e plantas. Essa atividade ensina sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI02ET01.

4. Jogos de Roda com Temas de Novembro

Realizar jogos de roda que abordem temas como a consciência ambiental, utilizando músicas e danças. Essa atividade promove a socialização e o desenvolvimento motor. Habilidade BNCC: EI02EF01.

5. Experimentos com Água e Terra

Os alunos podem realizar experimentos simples que envolvem a mistura de água e terra para observar a formação de lama. Essa atividade estimula a curiosidade científica e a observação. Habilidade BNCC: EI02TC02.

6. Criação de Cartazes sobre a Preservação Ambiental

Os alunos podem criar cartazes que abordem a importância da preservação do meio ambiente, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a expressão artística e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EI02CG03.

7. Atividade de Reciclagem com Materiais Reaproveitados

Os alunos podem trazer materiais recicláveis de casa e participar de uma atividade de criação de novos objetos, como brinquedos ou utensílios. Essa atividade ensina sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EI02ET02.

8. Passeio ao Ar Livre para Observação da Natureza

Organizar um passeio ao ar livre onde os alunos possam observar a fauna e a flora local, registrando suas descobertas em um caderno de campo. Essa atividade promove a exploração e a curiosidade. Habilidade BNCC: EI02TC01.

9. Atividade de Música e Movimento com Temas Naturais

Os alunos podem participar de uma atividade de música e movimento, onde dançam e cantam músicas relacionadas à natureza e ao meio ambiente. Essa atividade estimula a expressão corporal e a musicalidade. Habilidade BNCC: EI02EF02.

10. Criação de um Livro Coletivo sobre o Mês de Novembro

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página sobre suas experiências e aprendizados do mês. Essa atividade estimula a escrita e a colaboração. Habilidade BNCC: EI02LP01.