15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento, as necessidades de luz e água, e como esses fatores influenciam o desenvolvimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que trata da observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A atividade está relacionada à habilidade EF02CI04, que aborda a importância da água para a vida.

3. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. Eles devem testar quais materiais são atraídos e quais não são, registrando suas observações. Essa atividade se conecta à habilidade EF03CI05, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

4. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural. Eles podem coletar dados sobre a diversidade de insetos encontrados e discutir suas funções no ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03CI06, que trata da identificação de seres vivos e suas interações.

5. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para entender os ecossistemas. Essa atividade envolve a escolha de plantas, substratos e a observação do ambiente fechado. A construção de terrários está relacionada à habilidade EF04CI07, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

6. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos podem observar como essas substâncias se comportam e discutir conceitos de densidade e polaridade. Essa atividade se alinha à habilidade EF04CI08, que envolve a investigação de propriedades dos materiais.

7. Estudo do Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e analisar suas características, como textura e composição. Essa atividade promove a compreensão da importância do solo para a agricultura e o meio ambiente, alinhando-se à habilidade EF05CI09.

8. Observação do Céu

Organizar uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos podem identificar constelações e discutir fenômenos astronômicos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI10, que aborda a observação de fenômenos do universo.

9. Criação de Cartazes sobre Animais em Extinção

Os alunos podem pesquisar sobre animais em extinção e criar cartazes informativos. Essa atividade promove a conscientização sobre a biodiversidade e a conservação, alinhando-se à habilidade EF06CI11, que trata da importância da preservação ambiental.

10. Simulação de Experimentos Químicos

Realizar simulações de reações químicas utilizando materiais seguros. Os alunos podem observar as mudanças e discutir os conceitos de reação e transformação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI12, que envolve a investigação de reações químicas.

11. Estudo de Ciclos de Vida

Os alunos podem estudar o ciclo de vida de diferentes organismos, como borboletas e sapos. Essa atividade envolve a criação de diagramas e discussões sobre metamorfose, alinhando-se à habilidade EF07CI13, que aborda os ciclos de vida dos seres vivos.

12. Experimentos com Som e Vibrações

Os alunos podem explorar como o som é produzido e transmitido através de diferentes materiais. Essa atividade prática permite que eles compreendam conceitos de vibração e ondas sonoras, alinhando-se à habilidade EF07CI14.

13. Análise de Dados Meteorológicos

Os alunos podem coletar dados sobre o clima ao longo de uma semana e criar gráficos para representar as informações. Essa atividade promove a compreensão de fenômenos climáticos, alinhando-se à habilidade EF08CI15, que envolve a análise de dados e informações.

14. Criação de Experimentos sobre Forças

Os alunos podem criar experimentos para testar diferentes forças, como empuxo e atrito. Essa atividade prática permite que eles compreendam os conceitos de física de forma lúdica, alinhando-se à habilidade EF08CI16.

15. Discussão sobre Energias Renováveis

Promover uma discussão sobre energias renováveis e suas aplicações. Os alunos podem pesquisar sobre diferentes fontes de energia e apresentar suas conclusões. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09CI17, que aborda a importância da sustentabilidade.