15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre animais vertebrados e invertebrados 4º ano

1. Criação de Cartazes sobre Vertebrados e Invertebrados

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar e criar cartazes informativos sobre diferentes grupos de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) e invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, entre outros). Os cartazes devem incluir imagens, características principais e exemplos de cada grupo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a classificação dos seres vivos.

2. Jogo da Memória dos Animais

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartas que representem diferentes animais vertebrados e invertebrados. Cada par de cartas deve conter a imagem do animal e seu nome. Essa atividade estimula a memorização e o reconhecimento das características dos animais, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que envolve a identificação de características dos seres vivos.

3. Pesquisa de Campo sobre Animais Locais

Os alunos devem realizar uma pesquisa de campo em um parque ou área natural próxima à escola, observando e registrando os animais que encontrarem. Eles devem classificar os animais observados em vertebrados e invertebrados e apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI03, que incentiva a observação e a investigação do meio ambiente.

4. Criação de um Livro de Histórias sobre Animais

Os alunos podem criar um livro de histórias em quadrinhos que narre a vida de um animal vertebrado ou invertebrado. Eles devem incluir informações sobre o habitat, alimentação e características do animal escolhido. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02LP01, que envolve a produção de textos narrativos.

5. Debate sobre a Importância dos Animais

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância dos animais vertebrados e invertebrados para o ecossistema e para a vida humana. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como esses animais contribuem para a biodiversidade e o equilíbrio ambiental. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02CI04, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Montagem de um Terrário

Os alunos podem montar um terrário que represente um ecossistema com animais vertebrados e invertebrados. Eles devem pesquisar sobre as necessidades de cada animal e como eles interagem no ambiente. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI05, que envolve a compreensão dos habitats e das interações entre os seres vivos.

7. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual que mostre as diferenças e semelhanças entre vertebrados e invertebrados. Eles devem incluir exemplos de cada grupo e suas características principais. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02CI06, que aborda a organização do conhecimento sobre os seres vivos.

8. Apresentação de Projetos sobre Animais Ameaçados

Os alunos podem desenvolver projetos sobre animais vertebrados e invertebrados ameaçados de extinção. Eles devem pesquisar sobre as causas da ameaça e apresentar soluções para a conservação dessas espécies. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI07, que envolve a discussão sobre a conservação da biodiversidade.

9. Criação de um Diário de Observação

Os alunos devem manter um diário de observação onde registram suas descobertas sobre animais vertebrados e invertebrados ao longo de um mês. Eles devem anotar características, comportamentos e habitats dos animais observados. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02CI08, que incentiva a observação sistemática da natureza.

10. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre um animal vertebrado ou invertebrado de sua escolha. Eles devem incluir informações sobre a biologia, habitat e curiosidades do animal. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02LP02, que envolve a produção de textos multimídia.