15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre vozes verbais 8º ano

1. Identificação das Vozes Verbais

Os alunos devem identificar as vozes verbais em frases selecionadas. Para isso, o professor pode preparar uma lista de frases no passado, presente e futuro, e os alunos devem classificar cada uma delas como voz ativa, passiva ou reflexiva. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP14 da BNCC, que aborda a análise de diferentes formas de expressão verbal.

2. Criação de Frases em Voz Passiva

Nesta atividade, os alunos devem transformar frases da voz ativa para a voz passiva. O professor pode fornecer exemplos e, em seguida, solicitar que os alunos criem suas próprias frases. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP15, que envolve a reescrita de textos em diferentes vozes verbais.

3. Jogo de Cartas das Vozes Verbais

Os alunos podem participar de um jogo de cartas onde cada carta contém uma frase em uma das vozes verbais. O objetivo é que os alunos combinem as cartas de forma que as frases se completem, promovendo a interação e a prática das vozes verbais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP16, que incentiva a prática oral e escrita.

4. Análise de Textos Literários

Os alunos devem ler um texto literário e identificar as vozes verbais utilizadas pelo autor. Após a leitura, eles podem discutir em grupos como a escolha da voz verbal influencia a narrativa. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP17, que envolve a interpretação de diferentes gêneros textuais.

5. Criação de Diálogos

Os alunos devem criar diálogos entre personagens utilizando diferentes vozes verbais. O professor pode sugerir temas e contextos, e os alunos devem apresentar suas criações em sala. Essa atividade promove a habilidade EF15LP18, que incentiva a produção textual e a criatividade.

6. Exercícios de Completar Frases

Os alunos recebem frases incompletas e devem completá-las utilizando a voz verbal correta. Essa atividade pode ser feita em duplas, promovendo a colaboração e a discussão sobre as escolhas verbais. Está alinhada à habilidade EF15LP19, que envolve a prática de gramática de forma contextualizada.

7. Produção de Texto Narrativo

Os alunos devem escrever um pequeno texto narrativo utilizando predominantemente a voz ativa. O professor pode orientar sobre a estrutura do texto e a importância da voz ativa na construção de narrativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP20, que aborda a produção de textos narrativos.

8. Debate sobre Vozes Verbais

Os alunos participam de um debate onde devem defender a utilização de uma voz verbal específica em um contexto determinado. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15LP21, que promove a discussão e a defesa de ideias.

9. Análise de Músicas

Os alunos escolhem uma música e analisam as vozes verbais presentes na letra. Em seguida, podem apresentar suas análises para a turma. Essa atividade promove a habilidade EF15LP22, que envolve a interpretação de diferentes formas de arte e suas linguagens.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando diferentes vozes verbais. O professor pode fornecer um modelo e os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolver suas histórias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP23, que incentiva a produção de textos multimídia.