15 Ideias de Atividades (BNCC) futsal ensino fundamental 2º ano

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais dos alunos é o jogo de passes. Divida a turma em grupos de cinco e crie um espaço delimitado onde os alunos devem passar a bola entre si, sem deixá-la cair. Essa atividade trabalha a coordenação, o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Mini Torneio de Futsal

Organize um mini torneio de futsal entre as turmas. Os alunos podem ser divididos em equipes, e cada equipe jogará contra as outras em um formato de pontos corridos. Essa atividade promove a competitividade saudável e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dribles Criativos

Proponha uma atividade onde os alunos devem criar e apresentar seus próprios dribles. Após uma breve explicação sobre a importância do drible no futsal, os alunos terão a liberdade de inventar movimentos e apresentá-los para a turma. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Habilidades

Monte um circuito com diferentes estações que abordem habilidades específicas do futsal, como passes, chutes e dribles. Os alunos devem passar por cada estação e realizar a atividade proposta. Essa dinâmica ajuda a desenvolver diversas habilidades motoras de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogo do Goleiro

Realize uma atividade onde os alunos alternam entre ser goleiro e jogador. Os jogadores devem tentar marcar gols, enquanto o goleiro deve defender. Essa atividade ensina a importância da posição de goleiro e desenvolve habilidades de defesa. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Futsal Adaptado

Adapte as regras do futsal para incluir alunos com diferentes habilidades. Isso pode incluir o uso de bolas maiores ou a modificação do tamanho do campo. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Análise de Jogo

Após uma partida, reúna os alunos para discutir o que foi aprendido. Pergunte sobre as estratégias utilizadas e como poderiam melhorar. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de análise. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Criação de Estratégias de Jogo

Divida os alunos em grupos e peça que criem uma estratégia para um jogo de futsal. Eles devem apresentar suas ideias e justificar suas escolhas. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Futsal e Música

Incorpore a música à atividade de futsal. Os alunos devem driblar e passar a bola ao ritmo de uma música. Quando a música parar, eles devem congelar na posição em que estão. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver o ritmo e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Futsal e Matemática

Utilize o futsal para ensinar matemática. Por exemplo, os alunos podem calcular a média de gols marcados em um torneio. Essa atividade integra o esporte com o aprendizado de forma prática e envolvente. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Treino de Chute a Gol

Organize uma atividade focada no chute a gol. Os alunos devem praticar diferentes tipos de chutes, como o de pé dominante e o de pé não dominante. Essa prática é essencial para o desenvolvimento das habilidades de finalização. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Jogo de Posse de Bola

Realize um jogo onde o objetivo é manter a posse da bola pelo maior tempo possível. Os alunos devem trabalhar em equipe para evitar que o time adversário roube a bola. Essa atividade ensina a importância da posse de bola e do trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Futsal e Saúde

Promova uma discussão sobre os benefícios do futsal para a saúde. Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre como a prática de esportes contribui para o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Jogo de Imitação

Os alunos devem imitar os movimentos de um jogador profissional de futsal. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a compreensão dos movimentos do jogo. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Criação de Regras do Jogo

Peça aos alunos que criem suas próprias regras para um jogo de futsal. Eles devem justificar suas escolhas e como essas regras podem melhorar o jogo. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15EF15.