15 Ideias de Atividades (BNCC) carta 4º ano

1. Produção de Texto Criativo: Os alunos podem criar uma história em quadrinhos que envolva um tema da BNCC, como meio ambiente ou diversidade cultural. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita e criatividade, alinhada à habilidade EF15LP01.

2. Debate sobre Direitos e Deveres: Organizar um debate em sala sobre os direitos e deveres das crianças, estimulando o pensamento crítico e a argumentação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF12CI01.

3. Experimento Científico: Realizar um experimento simples, como a mistura de água e óleo, para observar a separação de líquidos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF05CI03.

4. Leitura e Análise de Poemas: Selecionar poemas de autores brasileiros e realizar uma análise em grupo, discutindo temas e sentimentos. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP02.

5. Criação de Cartazes: Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância da reciclagem, utilizando dados e imagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04CI02.

6. Jogo de Perguntas e Respostas: Criar um jogo de perguntas sobre a história do Brasil, promovendo a pesquisa e o conhecimento histórico. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15HI01.

7. Visita a um Museu: Planejar uma visita a um museu local e realizar uma atividade de observação e registro, desenvolvendo a habilidade de interpretação. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15HI02.

8. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar um teatro de fantoches com histórias que abordem temas sociais, estimulando a expressão artística. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01.

9. Criação de um Jornal Escolar: Os alunos podem produzir um jornal com notícias da escola, desenvolvendo habilidades de escrita e trabalho em equipe. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP03.

10. Atividade de Matemática com Jogos: Utilizar jogos de tabuleiro para ensinar operações matemáticas, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04MA01.

11. Estudo do Meio Ambiente: Realizar uma pesquisa sobre a fauna e flora local, promovendo a conscientização ambiental. Essa atividade se relaciona à habilidade EF05CI01.

12. Criação de Mapa Conceitual: Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, facilitando a organização do conhecimento. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04.

13. Oficina de Artes: Promover uma oficina de artes onde os alunos possam explorar diferentes técnicas e materiais, desenvolvendo a criatividade. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR02.

14. Contação de Histórias: Os alunos podem se revezar na contação de histórias, estimulando a oralidade e a escuta ativa. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05.

15. Projeto de Leitura: Criar um projeto de leitura onde os alunos escolhem livros para ler e depois compartilham suas impressões com a turma. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP06.