15 Ideias de Atividades (BNCC) Ilha das Flores

A atividade de análise crítica do curta-metragem “Ilha das Flores” pode ser uma excelente forma de introduzir os alunos ao tema da produção e consumo. Os alunos devem assistir ao filme e, em seguida, discutir em grupos as mensagens e críticas sociais apresentadas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que aborda a análise de diferentes gêneros textuais.

Outra ideia é a criação de um mural colaborativo onde os alunos podem expressar suas opiniões sobre o que viram no filme. Utilizando recortes de revistas, desenhos e textos, os alunos podem criar um espaço que reflita suas percepções. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a apreciação estética.

Os alunos também podem realizar uma pesquisa sobre o ciclo de vida dos produtos apresentados no filme. Através de entrevistas e coleta de dados, os estudantes podem entender melhor como os produtos são feitos, utilizados e descartados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09CI06, que trata da investigação e análise de fenômenos naturais e sociais.

Uma atividade interessante é a produção de um podcast onde os alunos discutem os temas abordados no filme. Eles podem criar um roteiro, gravar e editar o áudio, desenvolvendo habilidades de comunicação e tecnologia. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

A criação de um debate em sala de aula sobre as questões sociais levantadas no filme pode ser uma forma eficaz de estimular o pensamento crítico. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista, promovendo a habilidade EF15LP03, que aborda a argumentação e a construção de opiniões.

Os alunos podem também realizar uma atividade de escrita criativa, onde devem imaginar uma continuação da história apresentada em “Ilha das Flores”. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de narrativas.

Outra ideia é a realização de uma visita a um mercado local para observar a dinâmica de consumo e descarte de produtos. Após a visita, os alunos podem discutir suas observações em sala de aula, conectando a experiência prática ao conteúdo do filme. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF09CI05, que trata da observação e análise de fenômenos sociais.

A criação de um vídeo onde os alunos explicam a mensagem do filme e suas reflexões pessoais pode ser uma forma de integrar tecnologia e aprendizado. Eles podem usar ferramentas de edição para produzir um material que será compartilhado com a turma. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos multimídia.

Os alunos também podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre o consumo sustentável, inspirada no filme. Eles podem criar cartazes, folhetos e até mesmo uma apresentação para a escola. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09CI07, que aborda a promoção de práticas sustentáveis.

Por fim, uma atividade de reflexão individual onde cada aluno escreve um diário sobre suas impressões e aprendizados com o filme pode ser muito enriquecedora. Essa prática estimula a autoavaliação e a escrita reflexiva, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos pessoais.