15 Ideias de Atividades (BNCC) envolvendo jogos

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave da BNCC

Uma atividade que estimula a memória e o reconhecimento de palavras-chave da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o Jogo da Memória. Os alunos devem encontrar pares de cartas que contenham termos e definições relacionadas às habilidades da BNCC. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências, e está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos.

2. Caça ao Tesouro com Habilidades da BNCC

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar pistas relacionadas às habilidades da BNCC é uma maneira divertida de aprender. As pistas podem ser formuladas com perguntas que remetam a conteúdos específicos, como matemática ou história. Essa atividade promove a habilidade EF03MA03, que trata da resolução de problemas matemáticos em situações do cotidiano.

3. Jogo de Tabuleiro sobre a História do Brasil

Desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde a história do Brasil pode ser uma excelente forma de engajar os alunos. Cada casa do tabuleiro pode representar um evento histórico, e os alunos devem responder a perguntas para avançar. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15HI01, que envolve a análise de eventos históricos e suas consequências.

4. Quiz Interativo sobre Ciências

Um quiz interativo pode ser uma ótima maneira de revisar conteúdos de Ciências. Os alunos podem usar dispositivos móveis para responder a perguntas em tempo real, promovendo a habilidade EF04CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais. O uso de tecnologia torna a atividade mais dinâmica e atrativa.

5. Teatro de Fantoches sobre Direitos e Deveres

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que discuta os direitos e deveres dos cidadãos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de estar alinhada com a habilidade EF15CD02, que trata da compreensão dos direitos humanos e da cidadania.

6. Bingo da Matemática

O Bingo da Matemática é uma atividade que pode ser utilizada para revisar operações matemáticas. Os alunos devem resolver as operações para marcar os números em suas cartelas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF03MA04, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Jogo de Role-Playing sobre Sustentabilidade

Promover um jogo de role-playing onde os alunos assumem papéis de diferentes agentes sociais em uma discussão sobre sustentabilidade pode ser muito enriquecedor. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15GE03, que envolve a análise de questões ambientais e sociais.

8. Desafio de Criatividade com Materiais Recicláveis

Os alunos podem participar de um desafio onde devem criar algo novo utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que trata da valorização da arte e da cultura.

9. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Literatura

Um jogo de perguntas e respostas sobre obras literárias pode ser uma forma divertida de incentivar a leitura. Os alunos podem se dividir em grupos e competir para ver quem sabe mais sobre os clássicos da literatura brasileira, promovendo a habilidade EF15LP02, que envolve a análise de textos literários.

10. Atividade de Mímica sobre Conceitos Científicos

Realizar uma atividade de mímica onde os alunos representam conceitos científicos pode ser uma maneira lúdica de aprender. Os colegas devem adivinhar o conceito representado, promovendo a habilidade EF04CI02, que envolve a comunicação de ideias científicas.