15 Ideias de Atividades (BNCC) para escola de tempo integral

1. Criação de um Jornal Escolar

A atividade de criação de um jornal escolar permite que os alunos desenvolvam habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Os estudantes podem se dividir em seções, como notícias, esportes e cultura, e utilizar a BNCC, especificamente a habilidade de Produção de Texto (EF15LP01), para criar conteúdos relevantes e informativos. Essa atividade também promove a leitura crítica e a análise de informações, essenciais para a formação de cidadãos conscientes.

2. Projeto de Horta Escolar

Implementar uma horta escolar é uma excelente maneira de ensinar ciências e sustentabilidade. Os alunos podem aprender sobre botânica, ecologia e nutrição, alinhando-se à habilidade de Ciências da Natureza (EF05CI01). Além disso, essa atividade incentiva a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente, além de promover hábitos alimentares saudáveis. Os alunos podem acompanhar o crescimento das plantas, realizar experimentos e até mesmo cozinhar com os produtos colhidos.

3. Feira de Ciências

Organizar uma feira de ciências permite que os alunos explorem conceitos científicos de maneira prática e interativa. Eles podem desenvolver projetos que abordem temas como física, química e biologia, utilizando a habilidade de Investigação Científica (EF05CI02). Essa atividade estimula a curiosidade e o pensamento crítico, além de promover a apresentação oral e a comunicação entre os alunos e a comunidade escolar.

4. Clube de Leitura

O clube de leitura é uma atividade que incentiva a leitura e a discussão de obras literárias. Os alunos podem escolher livros de diferentes gêneros e realizar debates, resenhas e análises, alinhando-se à habilidade de Leitura e Análise de Textos (EF15LP02). Essa atividade não só melhora a compreensão leitora, mas também desenvolve a empatia e a capacidade de argumentação dos alunos, fundamentais para a formação de cidadãos críticos.

5. Atividades de Teatro

O teatro é uma forma poderosa de expressão artística que pode ser incorporada ao currículo escolar. Os alunos podem escrever, ensaiar e apresentar peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em grupo, conforme a habilidade de Artes Cênicas (EF15AR01). Essa atividade também promove a criatividade e a autoconfiança, além de permitir que os alunos explorem temas sociais e culturais relevantes.

6. Experimentos de Física

Realizar experimentos práticos de física é uma maneira eficaz de ensinar conceitos complexos de forma lúdica. Os alunos podem realizar atividades que envolvam força, movimento e energia, utilizando a habilidade de Experimentação (EF05CI03). Essa abordagem prática ajuda a fixar o conhecimento e estimula a curiosidade científica, além de promover o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

7. Atividades de Música e Dança

Incorporar música e dança nas atividades escolares promove o desenvolvimento motor e a expressão cultural. Os alunos podem aprender sobre ritmos, melodias e coreografias, alinhando-se à habilidade de Educação Musical (EF15AR02). Essa atividade não só enriquece o currículo, mas também melhora a concentração e a disciplina, além de promover a socialização entre os alunos.

8. Projeto de Voluntariado

Desenvolver um projeto de voluntariado permite que os alunos se envolvam com a comunidade e aprendam sobre cidadania e responsabilidade social. Eles podem participar de ações como arrecadação de alimentos ou visitas a asilos, alinhando-se à habilidade de Educação para a Cidadania (EF15ET01). Essa atividade promove a empatia e a solidariedade, além de proporcionar experiências valiosas que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e ativos.

9. Debates e Discussões Temáticas

Organizar debates sobre temas atuais e relevantes estimula o pensamento crítico e a argumentação. Os alunos podem pesquisar e se preparar para discutir diferentes pontos de vista, utilizando a habilidade de Argumentação (EF15LP03). Essa atividade não só melhora a capacidade de expressão oral, mas também ensina a importância do respeito às opiniões divergentes e a construção de um diálogo construtivo.

10. Criação de um Blog Escolar

A criação de um blog escolar permite que os alunos compartilhem suas ideias e projetos com a comunidade. Eles podem escrever sobre diversos temas, desde experiências escolares até assuntos de interesse geral, alinhando-se à habilidade de Produção de Texto Digital (EF15LP04). Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, edição e comunicação digital, além de incentivar a criatividade e o trabalho colaborativo.