15 Ideias de Atividades (BNCC) de literatura infantojuvenil

1. Leitura Dramática de Contos

Proponha aos alunos a leitura dramática de contos infantojuvenis, onde cada estudante assume um personagem e interpreta a história. Essa atividade estimula a expressão oral e a compreensão textual, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines baseados em suas leituras favoritas, incluindo resenhas, ilustrações e entrevistas fictícias com os personagens. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Clube do Livro

Organize um clube do livro onde os alunos escolhem uma obra para ler e discutir em grupo. Essa atividade promove a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Vídeos Resenha

Os alunos podem produzir vídeos resenha de livros lidos, utilizando recursos audiovisuais para apresentar suas opiniões. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre os livros lidos, onde os alunos devem responder questões sobre enredo, personagens e temas. Essa atividade reforça a compreensão e a memória. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Contos Coletivos

Os alunos podem criar um conto coletivo, onde cada um contribui com uma parte da história. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver a habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Análise de Ilustrações

Proponha uma atividade de análise de ilustrações em livros infantojuvenis, onde os alunos discutem como as imagens complementam a narrativa. Essa atividade desenvolve a percepção estética e a interpretação visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Poemas Inspirados em Livros

Os alunos podem criar poemas inspirados nas histórias que leram, explorando diferentes estilos e formas poéticas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Dramatização de Histórias

Organize uma dramatização de histórias infantojuvenis, onde os alunos encenam trechos de livros. Essa atividade promove a expressão corporal e a interpretação, além de fortalecer o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debate sobre Temas Literários

Realize um debate sobre temas presentes na literatura infantojuvenil, como amizade, coragem e diversidade. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem os temas de um livro lido, utilizando recortes, desenhos e frases de impacto. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Entrevista com Autores

Simule uma entrevista com o autor de um livro lido, onde os alunos devem preparar perguntas e respostas. Essa atividade estimula a pesquisa e a compreensão do processo criativo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Mapa Conceitual de Histórias

Os alunos podem criar mapas conceituais que relacionem personagens, enredos e temas de um livro. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na compreensão das relações narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Blog Literário

Proponha aos alunos a criação de um blog literário, onde eles podem publicar resenhas, críticas e reflexões sobre os livros lidos. Essa atividade desenvolve a escrita e a habilidade digital. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Oficina de Escrita Criativa

Realize uma oficina de escrita criativa, onde os alunos podem explorar diferentes gêneros literários e desenvolver suas próprias histórias. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP15.