15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências ensino fundamental I

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada é o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento das plantas em diferentes condições, como luz, água e solo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a observação de seres vivos e suas interações com o ambiente.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles visualizem as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade BNCC EF02CI02 é contemplada, pois envolve a compreensão dos fenômenos naturais.

3. Classificação de Animais

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre diferentes grupos de animais e classificá-los em mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Essa atividade estimula a habilidade BNCC EF02CI03, que trata da identificação e classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. Eles podem testar quais materiais são atraídos pelo ímã e discutir as propriedades magnéticas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI04, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

5. Observação do Céu

Uma atividade interessante é a observação do céu em diferentes horários do dia. Os alunos podem registrar as mudanças e discutir sobre o sol, a lua e as estrelas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI05, que aborda a observação de fenômenos astronômicos.

6. Experimentos com Água e Óleo

Os alunos podem realizar um experimento simples para observar a imiscibilidade entre água e óleo. Essa atividade permite que eles compreendam conceitos de densidade e miscibilidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI06, que trata das propriedades dos líquidos.

7. Criação de Terrários

Os alunos podem criar terrários em garrafas PET, observando o ecossistema em miniatura. Essa atividade promove a compreensão das interações entre os seres vivos e o ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI07, que envolve a análise de ecossistemas.

8. Experiência com Som

Os alunos podem explorar a produção de som utilizando diferentes instrumentos musicais ou objetos do cotidiano. Eles podem investigar como o som se propaga e quais materiais produzem sons diferentes. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI08, que aborda as propriedades do som.

9. Observação de Insetos

Os alunos podem coletar insetos em um ambiente natural e observar suas características. Essa atividade estimula a curiosidade e a investigação científica, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI09, que trata da observação de seres vivos em seu habitat.

10. Experimentos com Luz e Sombra

Os alunos podem realizar experimentos para entender como a luz e a sombra se comportam. Utilizando lanternas e objetos, eles podem observar a formação de sombras e discutir os conceitos de reflexão e refração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI10, que envolve a investigação das propriedades da luz.