15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema monetário brasileiro 5º ano

1. Jogo de Simulação do Sistema Monetário

Os alunos podem participar de um jogo de simulação onde cada um recebe uma quantia fictícia de dinheiro. O objetivo é realizar transações, como comprar e vender produtos, para entender como funciona o sistema monetário brasileiro. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13MAT101, que aborda a compreensão de operações com números.

2. Criação de uma Loja Virtual

Os alunos devem criar uma loja virtual fictícia, definindo preços para os produtos e simulando vendas. Essa atividade permite que eles pratiquem a matemática financeira e compreendam o valor do dinheiro. A habilidade BNCC EM13MAT103 pode ser aplicada, que envolve a resolução de problemas que envolvem o uso do dinheiro.

3. Pesquisa sobre Moedas e Notas Brasileiras

Os alunos realizam uma pesquisa sobre as diferentes moedas e notas que compõem o sistema monetário brasileiro, incluindo suas características e valores. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13MAT104, que trata da leitura e interpretação de informações em gráficos e tabelas.

4. Debate sobre a Importância do Dinheiro

Promova um debate em sala de aula sobre a importância do dinheiro na sociedade. Os alunos podem discutir temas como consumo consciente e a função do dinheiro. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EM13MAT105, que aborda a análise de situações-problema.

5. Criação de um Orçamento Familiar

Os alunos devem elaborar um orçamento familiar fictício, considerando receitas e despesas. Essa atividade ajuda a entender a importância do planejamento financeiro e pode ser associada à habilidade BNCC EM13MAT106, que envolve a resolução de problemas financeiros.

6. Jogo da Memória com Moedas e Notas

Crie um jogo da memória utilizando imagens de moedas e notas brasileiras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o conhecimento sobre o sistema monetário. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13MAT107, que envolve a identificação de padrões.

7. Visita a uma Agência Bancária

Organize uma visita a uma agência bancária local, onde os alunos poderão aprender sobre os serviços oferecidos e a importância dos bancos no sistema monetário. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13MAT108, que aborda a compreensão de diferentes instituições financeiras.

8. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre o sistema monetário brasileiro, abordando temas como a história do dinheiro e a inflação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EM13MAT109, que envolve a produção de textos informativos.

9. Simulação de Compras em um Supermercado

Realize uma simulação de compras em um supermercado, onde os alunos devem calcular o total das compras e o troco a receber. Essa atividade pode ser associada à habilidade BNCC EM13MAT110, que envolve a realização de operações com números decimais.

10. Estudo de Casos sobre Inflação

Os alunos podem estudar casos reais de inflação no Brasil e discutir suas consequências. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13MAT111, que aborda a análise de dados e informações econômicas.